A EXEGESE JUDAICA E O MOVIMENTO INTERIOR DO CORAÇÃO DO FARAÓ

  • Fernando Gross PUC/SP

Résumé

Dentro das narrativas e tradições bíblicas pertencentes ao Livro do Êxodo (7-10), este artigo tem como tema o estudo de parte da exegese judaica a partir do coração do faraó. Tem como objetivo uma aproximação da teologia cristã com os ensinamentos da Igreja, desde o Concílio Vaticano II e os atuais documentos da Igreja sobre a importância de uma rica complementaridade, que nos permita ler juntos os textos da Bíblia hebraica e ajudar-nos mutuamente a desentranhar as riquezas da Palavra (Evangelii Gaudium, n° 249). Destacamos para isso a metodologia da aproximação do pensamento de sete exegetas judeus a respeito do que se reflete sobre o coração opressor do rei do Egito. Como resultados apresentamos o quanto importante é conhecermos a exegese judaica para uma melhor compreensão da exegese cristã, considerando as conclusões na necessidade do diálogo com o vasto patrimônio cultural e ético do qual herdamos em nossa identidade cristã, a partir da raiz santa da identidade judaica.

Biographie de l'auteur

Fernando Gross, PUC/SP

Doutorando em Teologia pela PUC-SP, Mestre em Teologia pela PUC-SP, Especialista em Teologia e História Judaica pelo CCDEJ e, atualmente, professor no CCDEJ

Références

FIELDS, Harvey J. La Torah commentée pour notre temps. L’Exode et Le Levitique. Paris, 2015.
GOLDIN, Shmuel. Unlocking the Torah Text, and In-depth Journey into the Weekly Parasha, Shemot. Jerusalem: Gefen publishing, 2008.
GRENZER, Matthias. O projeto do êxodo. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
GROSS, Fernando. O Ciclo de Leituras da Torah na Sinagoga. 2ª ed.São Paulo: Fons Sapientiae/CCDEJ, 2014.
LEIBOWITZ, Nehama. New Studies in Shemot Exodus. Jerusalem: The Jewish Agency, 1996.
LENHARDT, Pierre. À escuta de Israel, na Igreja: “porque de Sion sai a Torá e de Jerusalém a Palavra do Senhor” (Is 2,3). São Paulo: Fons Sapientiae, 2020.
LUSTIGER, Arnold. Chumash with commentary based on the teachings of Rabbi B. Soloveitchik – Sefer Shemos. New York: Oupress, 2014.
MENDONÇA, José Tolentino. A Sexualidade na Bíblia: morfologia e trajectórias.Braga, REVISTA THEOLOGICA, 2.ª Série, 42, 2 , 2007.
SARNA, Nahoum M. Exploring Exodus: The Heritage of Biblical Israel. New York: Shocken Books, 1986.
STERN, Yosef. Chasam Sofer. Commentary on the Torah. Shemot. Art Scroll Judaica Classics, New York, 1996.
WIGODER, Geoffrey . Dictionnaire Encyclopédique du Judaïsme. Paris: Cerf /Robert Laffont, 1996.
WOLFF, Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento.São Paulo: Loyola, 1983.
Publiée
2020-10-22