Notícias

Edição Atual

v. 6 n. 1 (2025): Fides et Ratio: Entre Atenas e Jerusalém
Revista Cadernos de Sion

Ao Filósofo grego Filon de Alexandria (20 A.C – 40 D.C) contemporâneo de Jesus de Nazaré, costuma-se creditar as primeiras tentativas de sintetização de um pensamento religioso orientado por categorias filosóficas do helenismo. De lá até os nossos dias, esse intercâmbio entre o exercício filosófico e o cultivo da fé vem produzindo obras de inestimável valor para o estudo erudito do judaico-cristianismo. Cadernos de Sion do primeiro semestre de 2025 trará para os estudiosos brasileiros o dossiê “Fides et Ratio: entre Atenas e Jerusalém”, com textos que exploram essa articulação da fé e a razão a partir da leitura de grandes nomes da filosofia judaica e cristã. Os artigos destacarão os esforços de pensadores ocidentais que, desde a patrística até os nossos dias, sublinharam a importância da atitude filosófica diante da Revelação.

Organizadores:

Prof. Dr. Pedro Calixto (UFJF)
Prof. Dr. Cicero Lourenço da Silva (Colégio Sion Arujá/CCDEJ)

Publicado: 2025-07-14

Edição completa

Apresentação

Artigos

Ver Todas as Edições

CADERNOS DE SION é o periódico semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ), mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. Recebe artigos inéditos, ensaios, resenhas em chamadas temática e/ou em fluxo contínuo, em Língua Portuguesa, Língua Francesa ou Língua Inglesa, tratando de temas ligados à Teologia, à História e à Cultura Judaico-cristãs em seu eixo fundamental e à Teologia e suas interfaces com outras áreas de conhecimento, tais como, Religião, Linguagens e Ensino.

 

A revista oferece acesso livre imediato a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento possibilita maior democratização.

E conta com um Conselho Científico e com pareceristas ad hoc, especialistas em Teologia, Judaísmo, Religião e áreas afins. O Conselho científico participa do processo de avaliação e seleção de artigos, que envolve de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecerista, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de Convite do Editor ou do Organizador.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados em SUBMISSÕES. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.