POR UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA E SEMÂNTICA DO LIVRO DO GÊNESIS 3, 1-23

  • Marco Antonio Palermo MORETTO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.71114/CCDEJ.CadSion.2763-7859.2024v5n2a154

Résumé

Artigo científico que apresenta um estudo interpretativo e semântico do Livro do Gênesis 3, 1-23 sendo que o capítulo 1 destaca a parte interpretativa que nos mostra como os elementos da narração podem constituir a própria narrativa da desobediência de Adão e Eva por meio de seus aspectos estruturais. O capítulo 2 mostra como as ferramentas da semântica ajudam na reflexão sobre esse ato desobediente. O capítulo 3 por meio das figuras de linguagem detalham os conteúdos semânticos e expressivos pela análise das figuras encontradas no texto bíblico.

Biographie de l'auteur

Marco Antonio Palermo MORETTO

Pós-doutor em Ciências da Religião (PUC-SP), Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Mestre em Educação (USP), Especialista (Lato Sensu) em Literatura Brasileira (Universidade São Marcos), Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Universidade Metodista), Bacharel em Teologia (ITESP), Licenciado em Letras (Centro Universitário Assunção), Pedagogia (Universidade São Marcos) e Filosofia (Centro Universitário Assunção), professor aposentado da Rede Pública do Estado de São Paulo. Professor dos Seminários de Pesquisa no ITESP. Estudante no curso de Pós-Graduação em Cultura Judaica (Centro Cristão de Estudos Judaicos em parceria com a Faculdade São Bento).

Références

ARENS, Eduardo. A Bíblia sem Mitos: uma introdução crítica. São Paulo: Paulus, 2007.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2022.
CEREJA, William. Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. São Paulo: /atual, 2000.
GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2017.
HADDAD, Philippe. Deus, um homem, uma mulher e uma serpente: uma leitura “literal” dos primeiros capítulos do Gênesis. (tradução José Benedito de Campos). 1ª ed. São Paulo: Edições Fons Sapientiae, 2024. (coleção judaísmo e cristianismo).
LE GUERN, Michel. La Metafora y La Metonimia. Madrid: Ediciones Cátedra, 1973.
LIFSCHITZ, Daniel. O Paraíso Perdido: A Hagadá sobre Gênesis 3. São Paulo: Paulinas, 1998.
MILTON, John. Paraíso Perdido. www.ebooksbrasil.org, 2006. Acessado em 30/03/2024.
MORETTO, Marco Antonio Palermo Escrever Contos Não é um Bicho-de-sete-cabeças. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009.
__________A Expressão da Religiosidade nos Poemas de Adélia Prado: um estudo literário e teológico. Jundiaí [SP]. : Paco Editorial, 2020.
PRADO, Adélia. Penso em sexo, morte, Deus e Poesia Todo Santo Dia. IN: BARBOSA, M. J. Somerlate. The University of Arizona. (entrevista em 26/06/1991).
REIMER, Haroldo. Forma e Lugar de Gênesis 3 na História da Religião Hebraica. FRAGMENTOS DE CULTURA , Goiânia, v.19, n.1/2, p. 91-109, jan./fev. 2009.
SACCONI, Luís Antonio. A Nossa Gramática: teoria e prática. São Paulo: Atual Editora, 1994.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de Linguistica Geral. São Paulo: Cultrix, 1998.
SILVA, Christiane Tavares Ferreira da. A serpente na narrativa de Gênesis 3: Interpretações e Tradições Judaicas na Antiguidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2021. (dissertação de mestrado).
VANOYE, Francis. Usos da Linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
Publiée
2024-12-27