A SABEDORIA BÍBLICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS

  • Gisele Canário
  • Humberto Herrera Contreras

Abstract

O artigo aborda a sabedoria bíblica e suas possibilidades didáticas no componente curricular Ensino Religioso. Reconhece-a como patrimônio cultural que pode ser socializado e contribuir na formação para a cidadania. Inicialmente, situa-a no contexto temático da unidade textos sagrados e destaca seu potencial instrutivo e prático, em termos de valores e ética, empatia e compreensão intercultural e responsabilidade social. Na sequência, discorre sobre as possibilidades didáticas que podem ser realizadas com base nos saberes bíblicos e indica metodologias que favorecem essa mediação. A pesquisa é bibliográfica e apoia-se na experiência docente dos autores. Conclui que a sabedoria bíblica pode ajudar os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica sobre as desigualdades sociais e a se engajarem na promoção da paz e da justiça, desde que seja lida e compreendida à luz dos valores marcados pela cultura humana e dos múltiplos contextos em que a literatura bíblica foi escrita, vivida e compreendida.

Published
2023-12-20
How to Cite
Canário, G., & Contreras, H. H. (2023). A SABEDORIA BÍBLICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS. CADERNOS DE SION, 4(2), 116-131. Retrieved from https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/111