O CRISTIANISMO NOS LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO DA INGLATERRA
Abstract
O artigo apresenta como o cristianismo tem sido desenvolvido no livro didático de Ensino Religioso voltado para os alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Inglaterra, a partir de uma análise sistematizada do volume “Christianity” da coleção “Fé Viva” da Editora Oxford e tendo a Ciência da Religião como referencial teórico e metodológico. A partir da análise, concluímos que o material apresenta temáticas contemporâneas relacionadas à realidade dos alunos, trazendo uma diversidade de linguagens que exploram fatos, padrões que vem sendo reconfigurados na sociedade a partir na virada do século XX para o XXI, os alunos são convidados a conhecerem as religiões na sua diversidade em diálogo com famílias que representam diferentes vertentes religiosas. No entanto, religiões e crenças consideradas menos presentes na sociedade inglesa acabam por serem marginalizadas e excluídas desse processo de conhecimento, contribuindo, dessa forma, para o obscurantismo com relação ao modo das minorias se relacionarem com o sagrado.