A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, A PARTIR DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS

  • Magno de Carvalho Xavier

Abstract

A pesquisa tem por objeto a Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Para isso, apresentaremos o projeto adotado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas para o Ensino Religioso, que culminou na formulação de documentos sobre a disciplina, na criação da coleção de livros didáticos, que se coloca como coerente com a BNCC e no Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede, entre os anos 2020 e 2022. O material didático Nautas, para os anos iniciais do Fundamental, foi a principal referência utilizada no Ciclo formativo para os docentes da área, por isso, será analisado em nosso trabalho. Utilizamos a pesquisa bibliográfica a fim de analisarmos algumas obras de autores que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles, Francisco Imbernón e especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles, Sérgio Junqueira. Ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana com o Ensino Religioso, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC.

Published
2023-12-20
How to Cite
Xavier, M. de C. (2023). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, A PARTIR DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS. CADERNOS DE SION, 4(2), 43-58. Retrieved from https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/106