ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS FACES DE JESUS

  • Jessé Evangelista Guimarães
  • Osvaldo Gomes de Lima
Palavras-chave: Ensino Religioso, BNCC, Currículo Paulista, Ensino Confessional Católico, Tendências pedagógicas

Resumo

Neste trabalho, percorremos as principais tendências pedagógicas do século XX e suas repercussões no Ensino Religioso. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, pontuando além da abordagem pedagógica, as faces de Jesus que podem ser apresentadas nas aulas de Ensino Religioso, tendo em vista que o Brasil é um Estado laico e possui uma legislação específica, que garante o direito a todas as manifestações religiosas. Assim, a Rede Pública de Educação deve garantir um Ensino Religioso que fomente o diálogo e o respeito à diversidade, formando os discentes para o exercício pleno da cidadania. Analisamos, também, o Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica, que mantém sua tradição de educação, garantindo a disciplina de Ensino Religioso.

Publicado
2023-12-20
Como Citar
Guimarães, J. E., & Lima, O. G. de. (2023). ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS FACES DE JESUS. CADERNOS DE SION, 4(2), 85-100. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/109