ÉTICA SEXUAL CRISTÃ E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE

UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO HOMOSSEXUAL NA DISCURSIVIDADE CATÓLICA

  • Jorge Augusto Candiani Silva
Palavras-chave: Ética-teológica, Homossexualidade, Sagradas Escrituras Tradição, Magistério da Igreja

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar, no campo da ética, sobre o fenômeno da homossexualidade em seu âmbito religioso (teologia católica e comportamentos), a partir de uma interpretação que assume os elementos antropológicos, históricos, culturais e existenciais. É muito comum que se façam juízos de valor, no que tange à moralidade sexual, com base em uma visão comportamental binária como, por exemplo, atitudes certas e erradas, permissivas ou não, sem certamente se aprofundarem os sentidos polissêmicos e a complexidade que brotam da realidade da pessoa em sua perspectiva mais profunda. A homossexualidade, dentro e fora do contexto religioso, ainda está marcada por uma perspectiva antropológica dualista, rigorista e com acentuações de caráter doutrinal e normativo, que pouco consideram a realidade e os dramas da pessoa. Do ponto de vista teológico, é urgente e fundamental reintegrar e dialogar, de forma crítica e analítica, a experiência humana mais primitiva e decisiva enquanto uma força vulcânica (sexualidade) com a realidade da fé, verdade interior do sujeito, pois é chamado, mediante uma vida virtuosa, a melhor aprofundar seu mistério pessoal.

Biografia do Autor

Jorge Augusto Candiani Silva

Jorge Augusto Candiani Silva é religioso da congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion. Licenciado em filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas de Valparaiso /GO, possui nível 2 em Língua Hebraica pelo Ulpan-Jerusalém e graduado em Teologia PUC-SP. Concluiu o curso de extensão em Sagrada Escritura pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos-SP.

Referências

CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Carta aos bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais. in: https://www.vati can.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19861001_homosexual-persons_po.html. Acesso em: 25 jun. 2011.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Declaração Persona Humana sobre alguns pontos de ética sexual. in: https://www.vatican.va/roman_curia/congregat ions/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19751229_persona-humana_po.html. Acesso em: 25 jun. 2020.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Responsum a um dubium sobre as bênçãos de uniões de pessoas do mesmo sexo. in: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20210222_responsum-dubium-unioni_po.html. Acesso em 18 ago. 2021.
CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Responsum a um dubium sobre as bênçãos de uniões de pessoas do mesmo sexo: Artigo de comentário ao responsum ad dubium. in: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20210222_responsum-dubium-unioni_po.html. Acesso em 18 ago. 2021.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais e da sua admissão ao seminário e às ordens sacras, nº 4.in: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20051104_istruzione_po.html. Acesso em 16 jul. 2021.
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO SANTO PADRE DURANTE O VOO BAKU-ROMA: Visita apostólica do Papa Francisco à Geórgia e ao Azerbaijão. 2 de outubro de 2016. in: . Acesso em 18 jul. 2021.
COZZOLI, Mauro. Responsum ad dubium e Amoris laetitia: uma oposição? in: . Acesso em 19 ago. 2021.
ENCONTRO DO SANTO PADRE COM OS JORNALISTAS DURANTE O VOO DE REGRESSO: Visita apostólica do Papa Francisco ao Brasil por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude. 28 de julho de 2013. in: . Acesso em 18 jul. 2021.
SÍNODO DOS BISPOS. A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo: Relatório final, in: https://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20151026_relazione-finale-xiv-assemblea_po.html. Acesso em: 19 jul. 2021.
SÍNODO DOS BISPOS. Os jovens, a fé e o discernimento vocacional: Instrumentum laboris. in: https://www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/rc_synod_doc_20180 508_instrumentum-xvassemblea-giovani_po.html. Acesso em: 20 jul. 2021.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Silva, J. A. C. (2022). ÉTICA SEXUAL CRISTÃ E A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE. CADERNOS DE SION, 3(2), 200-215. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/67