A COMUNIDADE DE MATEUS E SUA RELAÇÃO COM O JUDAÍSMO FORMATIVO

  • Donizete Scardelai
Palavras-chave: Evangelho de Mateus, Fariseus, Judaísmo rabínico, Sinagoga, Igreja

Resumo

O propósito deste artigo não é o estudo bíblico-exegético do Evangelho segundo Mateus. Pretende-se destacar as tensões e hostilidades acirradas que marcaram a relação entre dois grupos judaicos que coexistiram na Galileia no final do século I e.c, representados por Mateus e os fariseus. O pano de fundo histórico dessa relação conflituosa está na destruição de Jerusalém, em 70 e.c, ponto nevrálgico para uma análise do ambiente instável dessa relação. A instabilidade política, o caos social e o definhamento das principais instituições judaicas, causados por esse acontecimento, obrigaram os grupos judeus sobreviventes a reavaliarem seus conceitos, símbolos e tradições herdados do antigo Israel. Nesse cenário de tantas incertezas, o grupo farisaico, de maior prestígio popular e principal corrente judaica no fim do Segundo Templo, se fortaleceu sob a liderança dos sábios rabis. Constituídos de judeus, porém bem menos influente, os primeiros seguidores de Jesus na Galileia formaram uma pequena comunidade sugerida no Evangelho segundo Mateus. Essa comunidade, vivendo no mesmo ambiente das sinagogas judaicas lideradas pelos fariseus, começou a se indispor contra os fariseus com os quais entraria em rota de colisão. Este constitui nosso objeto de estudo.

Biografia do Autor

Donizete Scardelai

Doutorado: Universidade de São Paulo. Programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica. Estudou no Centro Ecumênico para Estudos Judaicos, Instituto Ratisbonne, Jerusalém: 1990-1994. Professor de Sagrada Escritura: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Unisal (Campus PIO XI – São Paulo).

Referências

FLUSSER, David. A Rabbinic Parallel of the Sermon on the Moun. In: Judaim and the Origins of Christianity. Jerusalém: Magnes Press, 1988. p. 494-508 (essa obra já se encontra traduzida. Publicada em português pela editora Imago, com o título Judaísmo e as origens do Cristianismo).
LEVINE, Lee I (editor). The Galilee in Late Antiquity. The Jewish Theological Seminary of America, Harvard University Press, Cambridge, 1992.
OVERMAN, J. Andrew. Igreja e Comunidade em Crise: O Evangelho Segundo Mateus, Paulinas, 1999.
________. O Evangelho de Mateus e o Judaísmo Formativo: O mundo social da comunidade de Mateus, Loyola, 1997.
SALDARINI, Anthony J. A Comunidade Judaico-Cristã de Mateus, Paulinas, 2000.
SCARDELAI, Donizete. Da religião bíblica ao judaísmo rabínico. As origens da religião de Israel e seus desdobramentos na história do povo judeu, Paulus, 2008.
Publicado
2021-12-22
Como Citar
Scardelai, D. (2021). A COMUNIDADE DE MATEUS E SUA RELAÇÃO COM O JUDAÍSMO FORMATIVO. CADERNOS DE SION, 2(2), 41-57. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/28