O CCDEJ constitui um núcleo de estudo, pesquisa e ensino da tradição cristã-judaica. O Centro pertence à Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion, que tem a firme convicção de que, se o cristão conhece bem as Escrituras dentro do seu contexto judaico, pode conhecer melhor o próprio cristianismo e, consequentemente, será um cristão mais autêntico e mais convicto.

MISSÃO INSTITUCIONAL, VISÃO, OBJETIVOS E METAS

O Centro Cristão de Estudos Judaicos – CCDEJ orienta-se em função de seu Estatuto e pelos princípios da doutrina e moral cristãs, assegurando dentro desses princípios, a liberdade de pesquisa, ensino e de extensão, atendendo aos objetivos da educação brasileira, às orientações da educação cristã e ao carisma de sua Mantenedora.

MISSÃO       

Ser um espaço de desenvolvimento do ser humano por meio de atividades educacionais e socioculturais inclusivas, promovendo educação cristã de excelência, por meio do diálogo em diferentes dimensões e tendo em mente a criação de uma sociedade justa e fraterna.

VISÃO

Ser um espaço de excelência acadêmica, comprometida com os valores do evangelho e da tradição judaico-cristã, a fim de garantir sua viabilidade presente e futura, pelo compromisso com a justiça, a cidadania e a responsabilidade social.

OBJETIVOS

  • Promover a formação de bacharéis e licenciados, que se expressem com ética, criatividade e criticidade diante de diferentes contextos sociais;
  • Incentivar a criação cultural, o espírito científico e o pensamento crítico reflexivo por meio de pesquisa, visando ao aprimoramento da ciência e da compreensão do ser humano e do meio onde vive;
  • Capacitar os pós-graduandos a conhecer por meio dos conteúdos de História e Teologia os fundamentos do judaísmo, a fim de promover o diálogo Judaico-Cristão e suas reflexões teológicas.
  • Promover uma cultura de internacionalização entre toda a comunidade do CCDEJ com o intuito de fortalecimento da imagem institucional e a da inserção da instituição no cenário mundial.
  • Estimular o conhecimento de questões nacionais, regionais e internacionais, interagindo com a sociedade por meio de políticas inclusivas, programas de extensão e convênios;
  • Proporcionar condições e meios para o permanente aperfeiçoamento cultural e teológico, estimulando a formação contínua dos profissionais;
  • Promover atividades extensionistas, abertas à comunidade, visando à difusão dos resultados do aprimoramento cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição;
  • Incentivar a produção acadêmica no âmbito da Teologia, da História e da Cultura, bem como divulgá-la.
  • Adequar os processos de gestão, acompanhamento e controle da qualidade dos serviços prestados ao aluno, à comunidade e aos colaboradores internos, bem como buscar alternativas de avaliação institucional que possam garantir e melhorar os processos, buscando alinhamento às políticas da Mantenedora.
 

 

 PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS  2020/2021

(clique aqui para abrir a programação dos cursos)




O objetivo desta coleção, ao publicar textos originais e traduções, é cultivar o conhecimento mútuo entre Judeus e Cristãos. Queremos, com isso, valorizar o enraizamento judaico das sagradas escrituras e o diálogo entre judeus e cristãos, a partir do “patrimônio espiritual comum” (Nostra Aetate).

3
BANNER CURSOS CCDEJ