CURSO DE EXTENSÃO: HOMILÉTICA

PROPONENTE: CCDEJ

CARGA HORÁRIA: 99 horas

PERÍODO: Agosto 2021 a junho 2022

 

PÚBLICO ALVO

Sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas, que se dedicam à Palavra de Deus, através dos estudos bíblicos e teológicos e que são responsáveis pelo processo de evangelização, exercendo assim seu protagonismo missionário na sociedade (cf. AG 21; LG 36).

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

A gestão dos cursos de Extensão no Centro Cristão de Estudos Judaicos – CCDEJ decorre da articulação do PDI com o Planejamento Institucional, pelo aperfeiçoamento contínuo e atualização curricular dos cursos, conforme demandas da comunidade e da Igreja, aliando pesquisa, ensino e extensão, sobretudo, pelo respeito à Missão Instituticional e ao carisma da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion.

 

PROPOSTA DO CURSO:

O curso se propõe como possibilidade de aprofundamento de uma dimensão eclesial pois que, desde o Concílio Vaticano II, a Eclesiologia explicitou um caráter sacramental do mistério da Igreja. Neste sentido, o sacramento carrega consigo o gesto e a palavra que sempre iluminam o sentido dos acontecimentos. A ação pastoral da Igreja reconhece a palavra como um de seus aspectos constitutivos, na medida em que ela dá sentido à ação, interpreta-a, revela a força argumentativa da mensagem divina, “na convicção de que é Deus que deseja alcançar os outros através do pregador e de que Ele mostra o seu poder através da palavra humana” (EG 136). Para aprofundar a Homilética, como palavra meditada e pregada, faz-se necessário referir à revelação de Deus, que foi acolhida na fé da Igreja e a cujo serviço ela mesma vive. Por isso, entre a Palavra e o ser da Igreja, há diferentes relações. Além disso, devemos pensar a Igreja como o lugar, onde essa Palavra continua ressoa para o mundo, chamando e convidando todos nós, cristãos, para participar do mistério divino. Assim, a fé torna-se resposta ao Deus, que se nos revelou e, cuja Igreja é convidada a crescer pelo anúncio do Evangelho.

 

JUSTIFICATIVA

“A preparação da pregação é uma tarefa tão importante que convém dedicar-lhe um tempo longo de estudo, oração, reflexão e criatividade pastoral” (EG 145). Para isso se faz necessário um grande trabalho de hermenêutica que vai do texto à revelação, passando pelo cotidiano da vivência e da experiência humana, fundamentada sob a Palavra de Deus e transformada em palavra e ação humana.

 

OBJETIVOS

Objetivo geral

  • Capacitar sacerdotes, diáconos e ministros da palavra a conhecerem por meio dos conteúdos teológico-litúrgicos os fundamentos da Homilética.

Objetivos especificos

  • Apresentar os conhecimentos necessários à preparação, à prática da exposição e da avaliação da homilia.
  • Levar o aluno a compreender a necessidade de formação do pregador, valorizando o texto-fonte e os processos de comunicação da mensagem bíblica.
  • Conscientizar o aluno sobre a importância teológico-litúrgica da homilia.
  • Possibilitar ao estudante o aprofundamento da Homilética , levando-o a praticar princípios e métodos necessários à adequada comunicação da mensagem bíblica.

 

MODALIDADE DO CURSO
  • SEMIPRESENCIAL

 

A carga horária do curso será equivalente a 99 horas, contendo disciplinas ou atividades de aprendizagem com efetiva interação no processo educacional.

 

EMENTAS DAS DISCIPLINAS COM REFERÊNCIAS

 

  1. Teologia Bíblica

Ementa: Estudo das relações entre fé e razão na perspectiva do discurso teológico e suas implicações no cotidiano.

Referências básicas

HASEL, Gerhard. Teologia do Antigo e Novo Testamento. Questões básicas no debate atual. São Paulo: Revista Cristã, 2007.

LIBANIO, J. B.; MURAD, A. Introdução à Teologia; perfil, enfoques, tarefas. São Paulo: Loyola, 1996.

VILANOVA, E. Para compreender a teologia. São Paulo: Paulinas, 1998.

 

  1. Hermenêutica Bíblica

Ementa: Estudo de análise e abordagens das principais fontes da hermenêutica bíblica, priorizando as narrativas e sua comunicação na sociedade.

Referências básicas

BRAY, Gerald. História da interpretação bíblica. São Paulo: vida Nova, 2017.

LIMA, Maria de Lourdes C. Exegese bíblica. Teoria e prática. São Paulo: Paulinas, 2014.

SILVA, Cassio Murilo D. Da. Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2000.

  1. Liturgia

Ementa: Estudo da liturgia à luz da Constituição litúrgica Sacrosanctum Concilium, com enfâse no escopo da estrutura prédica.

Referências básicas

BOGAZ, Antonio S.; SIGNORINI, Ivanir. A celebração litúrgica e seus dramas. Um breve ensaio de pastoral litúrgica. São Paulo: Paulus, 2003.

DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II. São Paulo: Paulus, 1997.

NEUNHEUSER, B. et al. A liturgia momento histórico da salvação. São Paulo: Paulinas, 1986.

COLEÇÃO CELEBRAR A FÉ A VIDA. O que é liturgia. Vamos celebrar. Diaconia do acolhimento. Preparando passo a passo a celebração. São Paulo: Paulus.

 

  1. Oratória

Ementa: Estudo da arte de falar em público, considerando as habilidades necessárias à Homilética, tais como, o planejamento dos aspectos da comunicação oral, as estratégias de postura, de gestualidade e de entonação da voz, bem como os recursos linguístico-argumentativos adequados ao assunto, ao tempo e à apresentação.

 

Referências básicas

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar. São Paulo: Ateliê editorial, 2017.

D’ADDARIO, Miguel. Manual de Oratória. Babelcube, 2015.

FREITAS, Olivia, Rocha. Manual prático de argumentação e oratória [recurso eletrônico]. Brasília: IDP, 2019.

PIERRE, Weil. O corpo fala. Petrópolis: Vozes, 2015.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 112a. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SANTOS, Ruzia Barbosa dos. Oratória: guia prático para falar em público. Brasília: SENAC, 2014.

 

  1. Homilética I

Ementa: Estudo da Homilética, considerando conceitos, origens e a trajetória da homilia em documentos da Igreja, bem como a linguagem homilética: dialética e retórica, o pregador (a) fonte bíblica e tipos de pregação, na atualidade (novas tecnologias, novos púlpitos, novos públicos).

 

Referências básicas

CALVO GUINDA Francisco Javier, Homilética, Madrid, BAC, 2011.

CELAM. A Homilia. São Paulo: Edições Paulinas, 1983.

CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Chamados para servir: roteiro de celebrações dominicais: Da festa da Assunção (17.08) À Festa de Cristo Rei (23.11). São Paulo: Paulinas, 1997.

MORAES, Jilton, Homilética: da pesquisa ao púlpito, São Paulo, Vida Acadêmica, 2005.

SODI, Manlio; ARCHILLE, M. Triacca (orgs.). Dicionário de Homilética. São Paulo: Paulus; Loyola, 2010.

 

  1. Homilética II

Ementa: Estudo do planejamento e da elaboração de sermões, com base nos textos bíblicos, em sua contextualização, compreensão e objetivos, considerando elementos estruturais, conteudísticos, funcionais da Homilética.

 

Referências básicas

BUYST, Ione. Homilia, partilha da palavra. São Paulo: Paulinas, 2001.

KIRST, Nelson. Rudimentos de Homilética. São Paulo: Paulinas/Sinodal, 1985.

MORAES, Jilton. Homilética: do púlpito ao ouvinte. São Paulo: Vida, 2008

MALDONADO, Luís. Homilia: pregação, liturgia e comunidade. São Paulo: Paulus, 1997.

RIGO, Ênio JoséHomilia: a comunicação da Palavra. 3ª ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

 

  1. Oficina de Homilética

Ementa: Estudo da Homilética a partir de atividades práticas, que compreendem a elaboração e a enunciação no púlpito.

Referências básicas

CALVO GUINDA, Francisco Javier. Homilética. Madrid: BAC, 2003.

CELAM, Homilia. São Paulo: Paulinas, 1983.

DEISS, Lucien. A Homilia, em A Palavra de Deus Celebrada. Teologia da Celebração da Palavra de Deus. Petrópolis: Vozes, 1998.

MONDIN, Battista. A linguagem teológica. Como falar de Deus hoje? São Paulo: Paulinas, 1997.