CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION <div id="journalDescription"> <div id="journalDescription"> <p><strong>CADERNOS DE SION</strong> é o periódico semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ), mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. Recebe artigos inéditos, ensaios, resenhas em chamadas temática e/ou em fluxo contínuo, em Língua Portuguesa, Língua Francesa ou Língua Inglesa, tratando de temas ligados à Teologia, à História e à Cultura Judaico-cristãs em seu eixo fundamental e à Teologia e suas interfaces com outras áreas de conhecimento, tais como, Religião, Linguagens e Ensino.</p> <p>ISSN&nbsp;<strong>2763-7859</strong> (online)</p> <p>ISSN&nbsp;<strong>2763-7816</strong> (impresso)</p> </div> </div> pt-BR secretaria@ccdej.org.br (Secretaria) cadernosdesion@ccdej.org.br (Judson de Carvalho Vieira) Thu, 21 Dec 2023 12:12:17 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Apresentação https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/103 <p>É com imensa satisfação que trazemos a público a <strong>Revista Cadernos de Sion</strong>, publicação semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos - CCDEJ, mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. Nesse número, compartilhamos estudos e pesquisas, por meio de diferentes perspectivas, aspectos pedagógicos contemporâneos, de modo particular, aqueles que se referem ao Ensino Religioso. Com base na legislação vigente no Brasil, os pesquisadores visitam e revisitam questões didático-pedagógicas e teológicas, a fim de verificar em que medida o Ensino Religioso difere de Catequese, construindo redes de interlocução entre os autores e todos os que se interessem pela temática que são abordadas aqui, nessa edição.</p> <p>Esta edição foi organizada pelos professores doutores Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Jerry Adriano Villanova Chacon e está composta por 11 artigos de autoria de pesquisadores de diferentes formações e diferentes universidades brasileiras e uma Resenha produzida por um estudante de Teologia.</p> <p>O primeiro artigo, intitulado <em>C</em><em>atecismos: primeiro livro didático para “aula de religião” e posteriormente ensino religioso</em> é de autoria de Sérgio Rogério Azevedo Junqueira &amp; Sonia de Itoz. Por esse texto, resultado de uma pesquisa histórico-documental, os autores buscam a compreensão dos livross de catecismos como o primeiro livro didático para as aulas de Ensino Religioso. Para eles, uma nova perspectiva de catequese nasceu na II Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín (1968) pois, a partir dessa reunião se percebeu que a catequese exigia mais do que dar algumas aulas de religião, sendo uma caminhada de fé engajada e comprometida. O segundo artigo, &nbsp;<em>O caminho para o banquete do cordeiro: uma análise dos materiais destinados à catequese com crianças</em>, escrito por Jerry Adriano Villanova Chacon &amp; Glauber Machado, trata da imbricação entre catequese e educação, desde os tempos iniciais do cristianismo. Para o desenvolvimento do artigo, os autores analisaram o sumário de diversos materiais de catequese no período entre 1994 e 2015 destinados à preparação de crianças, que estudam para participar do banquete eucarístico. Em vista dissso, examinam esse <em>corpus </em>à luz do Concílio Vaticano II, de documentos eclesiais sobre catequese e das perspectivas de uma teologia que apresenta as faces de Jesus como o Servo Sofredor, objetivando uma resposta à cultura de morte e violência. O terceiro artigo, <em>A </em><em>formação continuada de docentes de ensino religioso para o ensino fundamental, anos iniciais, a partir de uma coleção de livros didáticos</em>, produzido por Magno de Carvalho Xavier aborda a Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Para isso, Xavier apresenta um projeto, que culminou na formulação de documentos sobre Ensino Religioso e na criação de uma coleção de livros didáticos, que se coloca coerente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Ciclo de Formação Continuada, realizado entre os anos 2020 e 2022. <em>Orientações de estudos para o ensino religioso na rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência para a pandemia e para a vida </em>é o título do quarto artigo, escrito por Deise Rose Neiba da Cruz Souza que analisa os conteúdos sistematizados e organizados em forma de Orientação de Estudos como recurso (s) didático (s) ao componente curricular Ensino Religioso, adotados no planejamento de continuidade de aulas pela rede estadual de ensino no Estado do Rio de Janeiro, no contexto pós isolamento social da pandemia da Covid-19. O quinto artigo, <em>Um currículo evangelizador a partir da coleção identidade </em>é de autoria de Douglas Silvino de Camargo. O artigo contempla o desafiador aspecto de unir currículo e identidade missionária de escolas católicas. Nesse sentido, privilegia a iniciativa pastoral-pedagógica da Rede ESI que, em seu currículo evangelizador, criou um material próprio para trabalhar a espiritualidade, a história, os valores e a identidade missionária. O material recebe personagens de cinco continentes, mostrando o rosto migrante e a capacidade que as crianças têm em fazer comunhão na diversidade, um paradigma para a sociedade atual. O sexto artigo, <em>E</em><em>nsino religioso: currículo, tendências pedagógicas e as faces de Jesus </em>foi escrito por Jessé Evangelista de Jesus &amp; Osvaldo Gomes de Lima. Nele, os autores percorrem as principais tendências pedagógicas da atualidade e suas repercussões no Ensino Religioso. Além disso, visitam a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, pontuando a abordagem pedagógica e as faces de Jesus, que podem ser apresentadas nas aulas de Ensino Religioso, observando, contudo que o Brasil é um Estado laico e possui uma legislação específica, que garante o direito a todas as manifestações religiosas. O sétimo artigo, initulado <em>O</em> <em>cristianismo nos livros de Ensino Religioso da Inglaterra, </em>é de autoria de Valeska Freman Bezerra de Freitas Silveira. O texto traz reflexões sobre como o cristianismo tem sido desenvolvido no livro didático de Ensino Religioso voltado para os alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Inglaterra, a partir de uma análise sistematizada do volume “Christianity” da coleção “Fé Viva” da Editora Oxford e tendo a Ciência da Religião como referencial teórico e metodológico. Fé Viva trabalha com as seis religiões consideradas mais representativas na Inglaterra pela legislação &nbsp;e, portanto, presente nos currículos básicos em que incluem Ensino Religioso. O oitavo artigo <em>A sabedoria bíblica nas aulas de Ensino Religioso: considerações didáticas</em> é de autoria de Gisele Canário &amp; Humberto Herrera Contreras aborda a sabedoria bíblica e suas possibilidades didáticas no componente curricular Ensino Religioso. Os autores reconhecem-na como patrimônio cultural, que pode ser socializado e contribuir na formação para a cidadania. Inicialmente, eles a situam no contexto temático da unidade textos sagrados e destacam seu potencial instrutivo e prático, em termos de valores e ética, empatia e compreensão intercultural e responsabilidade social. Na sequência, os autores discorrem sobre as possibilidades didáticas, que podem ser realizadas com base nos saberes bíblicos e indicam metodologias que favorecem essa mediação. O nono artigo <a name="_Toc535269142"></a><em>O itinerário da iniciação à vida cristã com adultos como paradigma evangelizador</em> foi produzido por Eduardo Antonio Calandro &amp; Daniel Darley Montini. Nesse texto, os autores abordam a história da catequese no Brasil, que enfrenta muitos desafios e oportunidades na atualidade, e que busca iniciar as pessoas na vida cristã. Os autores defendem a necessidade de retomar o modelo do catecumenato dos primeiros séculos da Igreja, que priorizava a catequese com adultos e envolvia vários agentes de pastoral. A catequese deve ser dinâmica, participativa, dialogal e contextualizada, levando em conta as situações concretas dos catequizandos e as exigências do mundo moderno.&nbsp; Os autores afirmam que é preciso mudar as atitudes pastorais e as metodologias catequéticas para responder aos novos tempos e cenários. A Pastoral da Iniciação à Vida Cristã é apresentada como um novo paradigma para a evangelização. O décimo artigo <em>O</em><em> rosto de Jesus desejado pelo Vaticano II </em>de autoria de Fabíola Weber e Estevão Oliveira de Souza discutem os documentos, que abordam as relações da Igreja com o povo judeu e, com base no número quatro da Declaração <em>Nostra Ætate</em>, visita a caminhada da catequese no Vaticano II, a partir dos documentos, propondo uma apresentação de Jesus no interior das raízes judaicas. O décimo primeiro e último artigo de autoria de Manoel F. de Miranda Neto e Silvano Alves dos Santos, tem como título <em>G</em><em>rupos judaicos na origem do cristianismo: fariseus, saduceus e essênios </em>e objetiva fazer uma apresentação bíblica e literária que contempla o papel dos Grupos Judaicos na origem do Cristianismo: Fariseus, Saduceus e Essênios. Nesta abordagem, Neto e Santos mostra o papel e a importância da ação e atuação dos Fariseus e Saduceus com suas crenças, costumes e influência que tiveram tanto na vida do povo, quanto na história de Israel. O percurso destes grupos revela-nos que a conduta cotidiana é um caminho motivacional e perspicaz aos demais povos que, ao longo do tempo, vão se encontrando em seus propósitos, ideais, seu lugar na sociedade e no mundo em sua essência, com seu carisma e estilo próprio de vida.</p> <p>Na seção resenha, Luís Henrique Rodrigues de Lima apresenta a obra &nbsp;<em>Amor à maneira de Deus,</em> um livro singular, pois reúne relatos bíblicos com os testemunhos reais vivenciados por Júlio Lancelloti, sacerdote da Arquidiocese de São Paulo, grande defensor dos direitos humanos. Nossos agradecimentos aos autores, aos colaboradores e às equipes técnica e científica o esforço para a finalização dessa edição da&nbsp;Revista Cadernos de Sion.</p> <p>Excelente leitura.</p> <p>Prof. Dr. Pe. Donizete Luiz Ribeiro</p> <p>Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento</p> <p>Editores</p> Donizete Luiz Ribeiro, Jarbas Vargas Nascimento Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/103 Mon, 18 Dec 2023 00:00:00 -0300 CATECISMOS: PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO PARA “AULA DE RELIGIÃO” E POSTERIORMENTE ENSINO RELIGIOSO https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/104 <p>Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa histórica documental que visa a compreender os livros de catecismos como primeiro livro didático para “aula de religião” e que posteriormente levará ao ensino religioso. Uma das estratégias para compreender a formação dos componentes curriculares no espaço da escola, sendo uma instituição da modernidade intimamente relacionada ao projeto da sociedade burguesa urbano-industrial, é refletir como seus caracteres são construídos. A escola vem desempenhando a função de formar e conformar os sujeitos individuais e coletivos aos padrões de racionalização e burocratização dessa sociedade. Os componentes curriculares colaboram nessa mediação e, dentre outros materiais e recursos, estão os livros didáticos do Ensino Religioso. Compreende-se que por meio dos livros didáticos é possível verificar o desenvolvimento também desta disciplina, especialmente em sua origem, quando era denominada aula de religião, como instrumento de ensino de inúmeras gerações.</p> Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Sonia de Itoz Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/104 Wed, 20 Dec 2023 12:21:30 -0300 O CAMINHO PARA O BANQUETE DO CORDEIRO: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DESTINADOS À CATEQUESE COM CRIANÇAS https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/105 <p>A imbricação entre catequese e educação se dá desde os tempos iniciais do cristianismo. Assim, urge a pergunta: Quais são as faces de Jesus que os materiais de catequese têm apresentado aos catecúmenos? Para o desenvolvimento desta pesquisa, analisou-se o sumário de diversos materiais de catequese no período entre 1994 e 2015 destinados a preparação das crianças para participar do banquete eucarístico. Esse <em>corpus </em>será apresentado e problematizado à luz do Concílio Vaticano II (1962-1965), dos documentos eclesiais próprios da catequese e das perspectivas de uma teologia que apresenta as faces de Jesus como o Servo Sofredor como resposta à cultura de morte e violência.</p> Jerry Adriano Villanova Chacon, Glauber Machado Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/105 Wed, 20 Dec 2023 12:25:10 -0300 A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS INICIAIS, A PARTIR DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/106 <p>A pesquisa tem por objeto a Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Para isso, apresentaremos o projeto adotado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas para o Ensino Religioso, que culminou na formulação de documentos sobre a disciplina, na criação da coleção de livros didáticos, que se coloca como coerente com a BNCC e no Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede, entre os anos 2020 e 2022. O material didático <em>Nautas</em>, para os anos iniciais do Fundamental, foi a principal referência utilizada no Ciclo formativo para os docentes da área, por isso, será analisado em nosso trabalho. Utilizamos a pesquisa bibliográfica a fim de analisarmos algumas obras de autores que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles, Francisco Imbernón e especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles, Sérgio Junqueira. Ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana com o Ensino Religioso, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC.</p> Magno de Carvalho Xavier Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/106 Wed, 20 Dec 2023 13:14:04 -0300 ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS PARA O ENSINO RELIGIOSO NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO: UMA EXPERIÊNCIA PARA A PANDEMIA E PARA A VIDA https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/107 <p>O presente artigo objetiva analisar os conteúdos sistematizados e organizados em forma de Orientação de Estudos como recurso (s) didático (s) ao componente curricular Ensino Religioso, adotados no planejamento de continuidade de aulas pela rede estadual de ensino no Estado do Rio de Janeiro (Seeduc/RJ), no contexto pós isolamento social da pandemia da Covid-19. Tais recursos didáticos são de experiência autoral de professores e reúnem uma curadoria de materiais disponíveis no sítio eletrônico da Seeduc, apresentados por apostilas, podcast e vídeos, evidenciando o desafio do uso das tecnologias digitais como ferramentas no processo ensino-aprendizagem. As estratégias pedagógicas por meio do Ensino Remoto Emergencial, visavam a garantir a aprendizagem, diminuindo a distância provocada pelo isolamento e estimulando os discentes para o protagonismo em seus estudos.</p> Deise Rose Neiba da Cruz Souza Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/107 Wed, 20 Dec 2023 13:28:50 -0300 UM CURRÍCULO EVANGELIZADOR A PARTIR DA COLEÇÃO IDENTIDADE https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/108 <p>O presente artigo contempla o desafiador aspecto de unir currículo e identidade missionária das escolas católicas. Nesse sentido, traz a feliz iniciativa pastoral-pedagógica da Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada que, em seu currículo evangelizador, criou um material próprio para trabalhar a espiritualidade, a história, os valores e a missão da Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas. O material, “batizado” de Coleção Identidade, inicia-se na Educação infantil e acompanha as crianças até os anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada faixa-etária recebe um conteúdo com temáticas pastorais-pedagógicas numa linguagem lúdica e que possibilita, além da aprendizagem científica a introdução de valores éticos que culminam numa escola em pastoral, capaz de solidariedade e comprometida com a casa comum. O material recebe personagens de cinco continentes, mostrando o rosto migrante e a capacidade que as crianças têm em fazer comunhão na diversidade, um paradigma para a sociedade atual.</p> Douglas Silvino de Camargo Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/108 Wed, 20 Dec 2023 13:39:26 -0300 ENSINO RELIGIOSO: CURRÍCULO, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E AS FACES DE JESUS https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/109 <p>Neste trabalho, percorremos as principais tendências pedagógicas do século XX e suas repercussões no Ensino Religioso. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista, pontuando além da abordagem pedagógica, as faces de Jesus que podem ser apresentadas nas aulas de Ensino Religioso, tendo em vista que o Brasil é um Estado laico e possui uma legislação específica, que garante o direito a todas as manifestações religiosas. Assim, a Rede Pública de Educação deve garantir um Ensino Religioso que fomente o diálogo e o respeito à diversidade, formando os discentes para o exercício pleno da cidadania. Analisamos, também, o Currículo de Ensino Religioso para a Escola Católica, que mantém sua tradição de educação, garantindo a disciplina de Ensino Religioso.</p> Jessé Evangelista Guimarães, Osvaldo Gomes de Lima Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/109 Wed, 20 Dec 2023 13:47:14 -0300 O CRISTIANISMO NOS LIVROS DE ENSINO RELIGIOSO DA INGLATERRA https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/110 <p>O artigo apresenta como o cristianismo tem sido desenvolvido no livro didático de Ensino Religioso voltado para os alunos do Ensino Fundamental II das escolas públicas da Inglaterra, a partir de uma análise sistematizada do volume “<strong>Christianity</strong>” da coleção “Fé Viva” da Editora Oxford e tendo a Ciência da Religião como referencial teórico e metodológico. A partir da análise, concluímos que o material apresenta temáticas contemporâneas relacionadas à realidade dos alunos, trazendo uma diversidade de linguagens que exploram fatos, padrões que vem sendo reconfigurados na sociedade a partir na virada do século XX para o XXI, os alunos são convidados &nbsp;a conhecerem as religiões na sua diversidade em diálogo com famílias que representam diferentes vertentes religiosas. No entanto, religiões e crenças consideradas menos presentes na sociedade inglesa acabam por serem marginalizadas e excluídas desse processo de conhecimento, contribuindo, dessa forma, para o obscurantismo com relação ao modo das minorias se relacionarem com o sagrado.</p> Valeska Freman Bezerra de Freitas Silveira Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/110 Wed, 20 Dec 2023 17:28:25 -0300 A SABEDORIA BÍBLICA NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO: CONSIDERAÇÕES DIDÁTICAS https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/111 <p>O artigo aborda a sabedoria bíblica e suas possibilidades didáticas no componente curricular Ensino Religioso. Reconhece-a como patrimônio cultural que pode ser socializado e contribuir na formação para a cidadania. Inicialmente, situa-a no contexto temático da unidade textos sagrados e destaca seu potencial instrutivo e prático, em termos de valores e ética, empatia e compreensão intercultural e responsabilidade social. Na sequência, discorre sobre as possibilidades didáticas que podem ser realizadas com base nos saberes bíblicos e indica metodologias que favorecem essa mediação. A pesquisa é bibliográfica e apoia-se na experiência docente dos autores. Conclui que a sabedoria bíblica pode ajudar os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica sobre as desigualdades sociais e a se engajarem na promoção da paz e da justiça, desde que seja lida e compreendida à luz dos valores marcados pela cultura humana e dos múltiplos contextos em que a literatura bíblica foi escrita, vivida e compreendida.</p> Gisele Canário, Humberto Herrera Contreras Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/111 Wed, 20 Dec 2023 17:38:47 -0300 O ITINERÁRIO DA INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ COM ADULTOS COMO PARADIGMA EVANGELIZADOR https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/112 <p>O presente artigo aborda a história da catequese no Brasil, que enfrenta muitos desafios e oportunidades na atualidade e que busca iniciar as pessoas na vida cristã. Os autores defendem a necessidade de retomar o modelo do catecumenato dos primeiros séculos da Igreja, que priorizavam a catequese com adultos e envolvia vários agentes de pastoral. Essa catequese deve ser dinâmica, participativa, dialogal e contextualizada, levando em conta as situações concretas dos catequizandos e as exigências do mundo moderno.&nbsp; Os autores afirmam que é preciso mudar as atitudes pastorais e as metodologias catequéticas para responder aos novos tempos e cenários. A Pastoral da Iniciação à Vida Cristã é apresentada como um novo paradigma para a evangelização.</p> Eduardo Antonio Calandro, Daniel Darley Montini Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/112 Wed, 20 Dec 2023 17:45:08 -0300 O ROSTO DE JESUS DESEJADO PELO VATICANO II https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/113 <p>Dentro do grande acontecimento eclesial que foi o Vaticano II, a Igreja pode olhar para si mesma e fazer as reformas necessárias para responder e dar razões de sua fé ao mundo atual. Nessa perspectiva, apresentou uma nova forma de olhar para as relações com o judaísmo e trouxe à superfície a questão da identidade de Jesus. Essa questão, uma vez posta, exigiu respostas práticas, que podem ser dadas catequese, pois a Igreja deseja que as origens de Jesus, as mesmas da Igreja, não passem mais despercebida pelo povo de Deus. Com isso, nosso estudo discute os documentos, que abordam as relações da Igreja com o povo judeu e, com base no número quatro da Declaração <em>Nostra Ætate</em>, visita a caminhada da catequese com o Vaticano II, a partir dos documentos, propondo uma apresentação de Jesus no interior das raízes judaicas.</p> Fabíola Weber, Estevão Oliveira de Souza Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/113 Wed, 20 Dec 2023 17:52:32 -0300 GRUPOS JUDAICOS NA ORIGEM DO CRISTIANISMO: FARISEUS, SADUCEUS E ESSÊNIOS https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/114 <p>Este artigo de caráter científico tem como objetivo fazer uma apresentação bíblica e literária que contemple o papel dos Grupos Judaicos na origem do Cristianismo: Fariseus, Saduceus e Essênios. Nesta abordagem, veremos o papel e a importância da ação e atuação dos Fariseus e Saduceus com suas crenças, costumes e influência que esses tiveram tanto na vida do povo, quanto na história de Israel. Se de um lado temos o grupo dos Fariseus, totalmente preocupado em viver a consagração e religião e o cumprimento da Torá, visto como homens separados e ligados à vivência da santidade. Por outro lado, teremos os Saduceus, visto como classe sacerdotal dominante que visam a todo momento o status e o poder, tornando uma estrutura social e restrita advogando-os como classe predominantemente reformistas ao dos fariseus. Em paralelo a estes grupos, temos os Essênios, visto pelos historiadores como os piedosos que refutam mais tarde, o posicionamento de ambos os grupos (Fariseus e Saduceus) e vão para o deserto viverem isolados. Organizam-se e vivem em comunidade monástica, colocando em prática suas crenças e costumes dentro de um parâmetro que valorize seu carisma e estilo de vida. Essa realidade, influenciará também o cristianismo primitivo, assemelhando de forma peculiar, a forma de viver, atuar e se organizarem como comunidade que visa à vida comum de quem tem o livre propósito de viver a sua vocação de forma estritamente específica, como descreve os estudos da Comunidade de Qunrâm, totalmente despojada sem nenhum interesse de ter mérito humano, mas sim, o divino.</p> Manoel Ferreira de Miranda Neto, Silvano Alves dos Santos Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/114 Wed, 20 Dec 2023 17:58:50 -0300 RESENHA https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/115 <p>Nesta seção,Luís Henrique Rodrigues de Lima dedica-se a resenhar o livro <a name="_Toc153954945"></a>LANCELLOTI, Júlio. Amor à Maneira de Deus. São Paulo: Planeta, 2021.</p> Luís Henrique Rodrigues de Lima Copyright (c) 2023 CADERNOS DE SION https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/115 Wed, 20 Dec 2023 18:05:37 -0300