CURSO APROFUNDAMENTO 2022

EM CULTURA JUDAICO-CRISTÃ, HISTÓRIA E TEOLOGIA










APRESENTAÇÃO




 

O curso é desenvolvido, de um modo especial, para os (as) alunos (as) que já concluíram o curso de extensão em Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia, bem como qualquer outro curso no CCDEJ e mesmo para aqueles que não fizeram nenhum curso no CCDEJ. A proposta é aprofundar a relação, a partir dos estudos, entre a tradição judaica e a tradição cristã, com a clara intenção de criar um grupo permanente de estudos bíblicos no espírito da Declaração Nostra Aetate (nº 4) e com todos os seus desdobramentos.

O curso acontecerá alternadamente (quinzenalmente) aos sábados das 9h00 às 11h30m e está organizado da seguinte maneira.

OBS.: A instituição se dá o direito de não colocar em funcionamento o curso, caso não haja o mínimo de vinte (20) alunos efetivamente matriculados.

A BÍBLIA COM E SEM JESUS E O ESTUDO DO HEBRAICO BÍBLICO

 

 Ementa: Judeus e cristãos podem não somente aprender e entender melhor reciprocamente, mas igualmente desenvolver uma apreciação mais profunda sobre o poder e a natureza das Escrituras Sagradas quando explora-se a leitura das mesmas histórias da Bíblia, através de diferentes lentes. E igualmente possibilitar um estudo continuado e aprofundado do Hebraico Bíblico, através de uma apresentação simples e progressiva da estrutura da língua hebraica. Procura-se igualmente fornecer noções essenciais para se ler e interpretar os textos sagrados na língua em que foram escritos.  

O LAR QUE NÓS CONSTRUÍMOS JUNTOS – RECRIANDO A SOCIEDADE –Rabbi 

 

Jonathan Sacks e o Papa Francisco oferecem importantes visões para que construamos juntos um lar, e não fazer do mundo um hotel.

Ementa: Quais seriam os valores para a base de uma cultura da civilidade? Poderiam existir espaços neutros de politização? Como vencer uma cultura de adversários na qual somente as vozes mais altas ganham? Pode existir de fato um modelo de cidadania baseada na responsabilidade para com uma sociedade conectada mais por ideias de gratuidade e de pertença do que por direitos individuais? Judeus e cristãos podem dialogar a respeito com suas ideias para juntos oferecer uma nova visão de sociedade?