CURSO APROFUNDAMENTO 2021

EM CULTURA JUDAICO-CRISTÃ, HISTÓRIA E TEOLOGIA










APRESENTAÇÃO




documento-de-texto_318-485681

CONHEÇA O PROGRAMA 

O curso é desenvolvido para os (as) alunos (as) que já concluíram o curso de extensão em Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia. A proposta é aprofundar algumas disciplinas, a partir de várias abordagens estudadas no curso de extensão e com isso criar um grupo permanente de estudos bíblicos no espírito da Declaração Nostra Aetate nº4 e com todos os seus desdobramentos.

OBS.: A instituição se dá o direito de não colocar em funcionamento o curso, caso não haja o mínimo de vinte (20) alunos efetivamente matriculados.

O LIVRO DO DEUTERONÔMIO

A repetição da Torá para avançar na fé.

Ementa: Após cinquenta e seis anos de Nostra Aetate (1965), procuramos favorecer uma hermenêutica de leitura autenticamente hebraico-cristã do texto bíblico. Ao se estudar o Livro do Deuteronômio, Devarim (Palavras), estudaremos uma série de discursos que Moisés dirige aos Hebreus. É o ponto de chegada de entrar na posse da Terra Prometida a Abraão, Isaac e Jacó. E também é um ponto de partida, de recomeçar, abençoados avançando nos caminhos da história da fé como um Povo junto com seu Deus e sua Palavra. 

HEBRAICO E O MUNDO DOS PROFETAS BÍBLICO

Ementa: Possibilitar um estudo continuado e aprofundado do Hebraico Bíblico, através de uma apresentação simples e progressiva da estrutura da língua hebraica. Procura-se igualmente fornecer noções essenciais para se ler e interpretar os textos sagrados na língua em que foram escritos. Introduzir o contato com o mundo dos Profetas a partir de um conhecimento do profetismo bíblico nas suas origens e da profecia em diálogo com a história