Pós Graduação

Cultura Judaico-Cristã, História e Teologia

Centro Cristão de Estudos Judaicos

Cultura Judaico-Cristã História e Teologia

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Cultura Judaico-Cristã, história e teologia promove o conhecimento da tradição de Israel, segundo os ensinamentos da Igreja, é a condição imprescindível para a compreensão das Escrituras, isto é, conhecer o contexto no qual Jesus e seus discípulos estavam inseridos possibilita um melhor entendimento do Novo Testamento. Este novo enfoque renova fundamentalmente a reflexão teológica e por sua vez, permite compreender de forma mais coerente Jesus e a Igreja nos seus meios de origem.

Este curso pretende, ajudar a todos os cristãos desejosos de estudar o Judaísmo e, em particular, àqueles que se dedicam aos estudos da Bíblia e da Teologia, aos responsáveis de ensino cristão e àqueles que querem se preparar para o diálogo com o Judaísmo. O curso fornecerá, ainda,um conhecimento de base doJudaísmo, fazendo a ligação deste, com o Cristianismo. Todos os estudos serão realizados segundo as orientações e desdobramentos da Declaração Conciliar Nostra Aetate, 4.

Informações sobre a Especialização

Calendário

Inscrições: a partir de 30 de novembro 2024 a 22 de fevereiro de 2025.

Local

CCDEJ - Centro Cristão de
Estudos Judaicos

Entrevistas e matrículas

Com agendamento de horário:
8 e 15 de fevereiro de 2025.

Aula Inaugural

Início: 22 de fevereiro de 2025

Início das aulas:

08 de março de 2025.

Número de Vagas

35 (Trinta e Cinco) vagas

Módulo I: (2025)

Cada módulo será realizado em 35 sábados, das 08h00 às 12h25, mais atividades complementares.

1. Ciclo das festas bíblicas em Israel e na Igreja 

2. Oração nas liturgias judaica e cristã 

3. Exegese bíblica medieval segundo Rashi 

4. O Shabbat e sua teologia na Bíblia e na Tradição judaica 

5. Sábios de Israel e padres da Igreja: convergências e divergências no ensino 

6. Leitura e releitura das Escrituras judaico-cristã 

7. Metodologia do Trabalho Cientifico

Módulo II: (2026)

1. Tradição e história do Judaísmo 

2. História de Israel do Primeiro ao Segundo Templo 

3. História das relações entre Judaísmo e Cristianismo 

4. História da exegese cristã, descoberta de Israel e do Judaísmo 

5. Grupos judaicos na origem do cristianismo primitivo: fariseus, saduceus,
essênios e zelotas 

6. Contexto judaico da literatura neotestamentária 

7. Didática do ensino superior

Carga horária:

Cada módulo será realizado em 35 sábados, das 8h00 às 12h25, mais atividades complementares.

• Módulo I – fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro,
novembro e dezembro de2025.

• Módulo II – fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro,
novembro e dezembro de2026.

PESQUISA INDIVIDUAL

Serão destinadas 40 h/a para que o aluno (a) produza, sob orientação de um docente, o trabalho de conclusão do curso (TCC), que consiste em um artigo resultante de pesquisa elaborada na trajetória do curso.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO CURSO

Será concedido Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Ciências Religiosas, aos alunos (as) que tiverem frequencia mínima exigida às aulas, aproveitamento satisfatório em cada disciplina, aferido em processo formal de avaliação e obtiverem aprovação do trabalho de conclusão de curso (TCC).

CONDIÇÕES DE SELEÇÃO, ADMISSÃO E MATRÍCULAS

O candidato (a) interessado (a) deverá apresentar a documentação exigida para a inscrição e comparecer a uma entrevista, em horário fixado em calendário pela coordenação do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ). Se aprovado o (a) candidato (a) efetivará sua matrícula.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

  • Cópia do Diploma de Curso de Graduação
  • Histórico Escolar do Curso Superior
  • Comprovante de Residência
  • Cópias Documentos: Carteira de Identidade (RG) e CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Ficha de Inscrição preenchida
  • Pagamento da taxa de matrícula

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

A instituição se dá o direito de não colocar em funcionamento o Curso, caso não haja o mínimo de vinte e cinco (25) alunos efetivamente matriculados.

© CCDEJ – Centro Cristão de Estudos Judaicos 2006 | 2025 Desenvolvido por Wiaweb Webmasters