O curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em Cultura Judaico-Cristã, história e teologia promove o conhecimento da tradição de Israel, segundo os ensinamentos da Igreja, é a condição imprescindível para a compreensão das Escrituras, isto é, conhecer o contexto no qual Jesus e seus discípulos estavam inseridos possibilita um melhor entendimento do Novo Testamento. Este novo enfoque renova fundamentalmente a reflexão teológica e por sua vez, permite compreender de forma mais coerente Jesus e a Igreja nos seus meios de origem.
Este curso pretende, ajudar a todos os cristãos desejosos de estudar o Judaísmo e, em particular, àqueles que se dedicam aos estudos da Bíblia e da Teologia, aos responsáveis de ensino cristão e àqueles que querem se preparar para o diálogo com o Judaísmo. O curso fornecerá, ainda,um conhecimento de base doJudaísmo, fazendo a ligação deste, com o Cristianismo. Todos os estudos serão realizados segundo as orientações e desdobramentos da Declaração Conciliar Nostra Aetate, 4.
Inscrições: a partir de 30 de novembro 2024 a 22 de fevereiro de 2025.
CCDEJ - Centro Cristão de
Estudos Judaicos
Com agendamento de horário:
8 e 15 de fevereiro de 2025.
Início: 22 de fevereiro de 2025
08 de março de 2025.
35 (Trinta e Cinco) vagas
Cada módulo será realizado em 35 sábados, das 08h00 às 12h25, mais atividades complementares.
1. Ciclo das festas bíblicas em Israel e na Igreja
2. Oração nas liturgias judaica e cristã
3. Exegese bíblica medieval segundo Rashi
4. O Shabbat e sua teologia na Bíblia e na Tradição judaica
5. Sábios de Israel e padres da Igreja: convergências e divergências no ensino
6. Leitura e releitura das Escrituras judaico-cristã
7. Metodologia do Trabalho Cientifico
1. Tradição e história do Judaísmo
2. História de Israel do Primeiro ao Segundo Templo
3. História das relações entre Judaísmo e Cristianismo
4. História da exegese cristã, descoberta de Israel e do Judaísmo
5. Grupos judaicos na origem do cristianismo primitivo: fariseus, saduceus,
essênios e zelotas
6. Contexto judaico da literatura neotestamentária
7. Didática do ensino superior
Cada módulo será realizado em 35 sábados, das 8h00 às 12h25, mais atividades complementares.
• Módulo I – fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro,
novembro e dezembro de2025.
• Módulo II – fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro,
novembro e dezembro de2026.
Serão destinadas 40 h/a para que o aluno (a) produza, sob orientação de um docente, o trabalho de conclusão do curso (TCC), que consiste em um artigo resultante de pesquisa elaborada na trajetória do curso.
Será concedido Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Ciências Religiosas, aos alunos (as) que tiverem frequencia mínima exigida às aulas, aproveitamento satisfatório em cada disciplina, aferido em processo formal de avaliação e obtiverem aprovação do trabalho de conclusão de curso (TCC).
O candidato (a) interessado (a) deverá apresentar a documentação exigida para a inscrição e comparecer a uma entrevista, em horário fixado em calendário pela coordenação do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ). Se aprovado o (a) candidato (a) efetivará sua matrícula.
A instituição se dá o direito de não colocar em funcionamento o Curso, caso não haja o mínimo de vinte e cinco (25) alunos efetivamente matriculados.
© CCDEJ – Centro Cristão de Estudos Judaicos 2006 | 2025 Desenvolvido por Wiaweb Webmasters