Pular para o conteúdo

EVENTOS NO CCDEJ

Seder Pascal | Hagadá de Pessach

Na noite de 01 de abril de 2023, aconteceu no Colégio Sion – Ipiranga, o Seder de Pessach (Ceia judaica que recorda a saída do povo hebreu do Egito). Evento realizado em parceria pelo Centro Cristão de Estudos Judaicos e a Fraternidade Judaico-Cristã, que contou com a participação de 136 pessoas. Judeus e Cristãos se unem uma vez mais em torno do “patrimônio comum” (NA, nº 4) para celebrarem sua fé.

ABERTURA DO ANO SIONENSE 2023

Na noite do dia 23/03/2023 o Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ), promoveu uma Roda de Conversa com a senhora Irene Freudenheim, pesquisadora de temas relacionados com o nazifascismo e o antissemitismo. Senhora Irene nasceu na Alemanha em 1932, portanto guarda em suas memórias momentos dramáticos da Shoah. Nesta Roda de Conversa, a senhora Irene com muita simpatia e competência nos dá uma belíssima aula de história recheada com suas experiências de vida.

ABERTURA DO ANO SIONENSE 2023

Padre José Maria Leite, Superior Geral do Religiosos de Nossa Senhora de Sion, com anuência da Congregação, instituiu em 20 de janeiro de 2023 o Ano Sioniense. Todos os formandos da Região Brasil em formação inicial no corrente ano, a saber os religiosos de votos temporários (junioristas), os noviços, os postulantes e os aspirantes, são chamados a viver este Ano Sioniense, consagrado ao aprofundamento de nossa vocação específica, à formação humana e à vida religiosa. A abertura oficial do Ano Sioniense dar-se-á com a missa solene do dia 20 de janeiro de 2023, quando celebraremos o 181° aniversário de nossa fundação, na Igreja Nossa Senhora do Rosário em Castro, PR. Em 23 de janeiro de 2023, na Comunidade São João Evangelista, no Tabor, aconteceu a Aula Magna realizada pelo Pe. José Maria Leite, com a apresentação do Ano Sioniense a todos formadores e formandos.

Aula Magna CCDEJ – 2022

Esta aula marcou a abertura do ano acadêmico do Centro Cristão de Estudos Judaicos. Na ocasião, foi apresentado o 18º livro da coleção Judaísmo e Cristianismo: “Escritura e Tradição”. Textos originalmente escritos em língua francesa de autoria da escritora, Renée Bloch. A obra apresenta alguns ensaios sobre o Midrash. Os artigos, apresentados na obra, são ensaios sobre a releitura da Escritura com o enfoque fundamental da Tradição Rabínica. Eles constituem uma leitura sedutora para toda a pessoa que busca entender e apreciar sua própria tradição, seja judaica, seja cristã. A apresentação da obra foi feita em quatro vozes: Pe. Vitório Cipriani, NDS, Fr. Paulo Antonio, NDS, Fr. Joel Moreira, NDS, e Pe. Fernando Gross. A mediação da mesa contou com a participação do Diretor Acadêmico do Centro Cristão de Estudos Judaicos, Pe. Donizete Ribeiro, NDS.

Semana de estudos bíblicos 5º dia

Tema: Acolhimento e testemunho da fraternidade do perdão nas pastorais de Sion.

Conferencistas:

Prof. Marivan Ramos

Prof. Cleriston Oliveira

Semana de estudos bíblicos 4º dia

Tema: A fraternidade e o perdão junto ao Papa Francisco em “Todos irmãos”.

Conferencistas:

Padre Donizete Xavier

Rabino Ruben Sternschein

Semana de estudos bíblicos 3º dia

Tema: Fraternidade e perdão: polarizações e possibilidades de diálogos entre judeus e cristãos.

Conferencistas:

Padre Fernando Gross

Rabino José amarante

Semana de estudos bíblicos 2º dia

Tema: Fraternidade e as mulheres da Bíblia.

Conferencistas:

Profª. Cirlena Suzuki

Rabina Elca Rubisntein

Semana de estudos bíblicos 1º dia

Tema: Fraternidade e revolução do perdão.

Conferencistas:

Padre Donizete Ribeiro

Rabino Uri Lam

Centro Cristão de Estudos Judaicos
mantenedor: Instituto Theodoro Ratisbonne - da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion

Rua Maurício Francisco Klabin nº 239 – Chácara Klabin – São Paulo – SP

 

https://youtu.be/lExEIlpCDI0

https://youtu.be/wJDIH91NWzA

https://www.youtube.com/watch?v=VV68t6VF09w

https://www.youtube.com/watch?v=nxs8uL7kLSM

https://youtu.be/IRxTRBcTevk

https://youtu.be/2YzenZO_2HU

https://youtu.be/Shu_Ghzu0YM

https://www.youtube.com/watch?v=W1ZUa0–lZA