Notícias

Edição Atual

v. 4 n. 2 (2023): Imagens de Jesus nos manuais de catequese e de ensino religioso

Organizadores: Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Prof. Dr. Jerry Adriano Villanova Chacon

Dossiê:
A Revista Cadernos de Sion, no seu 4º volume, contém artigos que tratam das questões relacionadas à constituição do Ensino Religioso, considerando diferentes abordagens pedagógicas e a legislação contemporâneas. Com base em enfoques pedagógicos e legais vigentes no Brasil, os artigos devem visitar e revisitar questões de diversidade religiosa, didático-pedagógicas, normativas e teológicas, com o intuito de verificar em que medida o Ensino Religioso difere da Catequese, integra a formação integral das crianças, adolescentes e adultos e constrói redes de interlocução entre todos os que se interessam pela formação teológica e religiosa.

Publicado: 2023-12-21

Edição completa

Apresentação

Artigos

Resenha

Ver Todas as Edições

CADERNOS DE SION é o periódico semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ), mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. Recebe artigos inéditos, ensaios, resenhas em chamadas temática e/ou em fluxo contínuo, em Língua Portuguesa, Língua Francesa ou Língua Inglesa, tratando de temas ligados à Teologia, à História e à Cultura Judaico-cristãs em seu eixo fundamental e à Teologia e suas interfaces com outras áreas de conhecimento, tais como, Religião, Linguagens e Ensino.

 

A revista oferece acesso livre imediato a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento possibilita maior democratização.

E conta com um Conselho Científico e com pareceristas ad hoc, especialistas em Teologia, Judaísmo, Religião e áreas afins. O Conselho científico participa do processo de avaliação e seleção de artigos, que envolve de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecerista, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de Convite do Editor ou do Organizador.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados em SUBMISSÕES. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.