• Bíblia e Ecologia
    v. 4 n. 1 (2023)

    Oragnizadores: Prof. Dr. Mathias Grenzer e Prof. Me. Marivan Soares Ramos

    Dossiê: Apresentamos mais um número da Revista Cadernos de Sion, do Centro Cristão de Estudos Judaicos – CCDEJ. Trata-se de um dossiê singular, na medida em que traz à reflexão a relação entre Bíblia e Ecologia. Atualmente, tem havido uma preocupação com a preservação ambiente, por meio da valorização da questão ecológica em diferentes campos do conhecimento, particularmente, no interior dos estudos teológicos. Embora vários textos bíblicos tenham suscitado uma reflexão ecológica, tais reflexões ainda são um desafio para a Teologia contemporânea. Neste sentido, com foco na associação Bíblia e Teologia, em seu volume 4, número 1, a Revista Cadernos de Sion apresenta doze artigos assim distribuídos: oito artigos no Dossiê Temático e quatro na Seção Atemática e, ainda, uma Entrevista e uma Resenha.

  • As contribuições de Abraham Joshua Heschel para o judaísmo e para o cristianismo
    v. 3 n. 2 (2022)

    Organizadores: Prof. Dr. Rabino Alexandre Leone e Prof. Me. Pe. Fernando Gross

    Dossiê: Neste dossiê, acolhemos artigos, resenhas, reflexões e análises em torno da produção e das contribuições intelectuais de Abraham Joshua Heschel (1907 -1972), um dos poucos filósofos do judaísmo que, na segunda metade do século XX, ganhou repercussão mundial, para além dos círculos judaicos. Heschel chama constantemente a atenção para o amesquinhamento da consciência do homem moderno, que está perdendo a capacidade de vivenciar e experimentar o admirável, o sublime e o maravilhoso, o inefável e o misterioso. O inefável, em Heschel, é a consciência do encontro com o mistério que permeia a existência. Deus está “dentro” e, estando dentro, ele também está além, pois o ser é o “transcendente disfarçado”. As análises poderão se fundamentar em aspectos biográficos de Heschel e nos inúmeros debates intelectuais, que apresentou em suas reflexões, entre elas, o “apelo profético bíblico” de reverência à sagrada dignidade da pessoa humana considerada como imagem divina, a valorização da Bíblia para judeus e cristãos, a mobilização de judeus e cristãos, para que juntos atuem em prol da reafirmação da dignidade humana, o movimento de diálogo inter-religioso, além de sua atuação como representante de organizações judaicas, no Concílio Vaticano II e sua influência no esboço da Declaração Nostra Aetate, momento em que a Igreja Católica iniciou oficialmente sua atual posição com relação ao diálogo especial com o povo judeu. Isso significa afirmar que judeus e cristãos têm muito a aprender com essas e outras contribuições de Heschel, que esperamos ver materializadas nesse Volume da Revista Cadernos de Sion.

  • Leitura e releitura de textos neotestamentários, tendo como pano de fundo as práticas judaico-cristãs no primeiro século
    v. 2 n. 2 (2021)

    Análise de textos neotestamentários a partir de práticas ritualizadas presentes na tradição judaica e debatidas no Novo Testamento.

  • CAPA DA REVISTA CADERNOS DE SION, VOLUME 1, NÚMERO 1 Cadernos de Sion
    v. 1 n. 1 (2020)

    Cadernos de Sion nasce com o objetivo de divulgar pesquisas sobre Teologia, História e Cultura judaica em consonância com os textos bíblicos e o Cristianismo, testemunhando na Igreja e no mundo a presença de Deus e seu amor à humanidade.

    Nesse número, o primeiro de 2020, damos especial destaque a textos, que se enquadram nas linhas de pesquisa em desenvolvimento no CCDEJ, em especial, aqueles resultantes de pesquisas realizadas em diferentes cursos ministrados no CCDEJ. Nesse sentido, queremos mostrar parte de temas relevantes que mobilizam a Teologia, a História, a Cultura judaico-cristã e as possibilidades de leitura e releitura de textos bíblicos.

  • Imagens de Jesus nos manuais de catequese e de ensino religioso
    v. 4 n. 2 (2023)

    Organizadores: Prof. Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Prof. Dr. Jerry Adriano Villanova Chacon

    Dossiê:
    A Revista Cadernos de Sion, no seu 4º volume, contém artigos que tratam das questões relacionadas à constituição do Ensino Religioso, considerando diferentes abordagens pedagógicas e a legislação contemporâneas. Com base em enfoques pedagógicos e legais vigentes no Brasil, os artigos devem visitar e revisitar questões de diversidade religiosa, didático-pedagógicas, normativas e teológicas, com o intuito de verificar em que medida o Ensino Religioso difere da Catequese, integra a formação integral das crianças, adolescentes e adultos e constrói redes de interlocução entre todos os que se interessam pela formação teológica e religiosa.

  • A influência da tradição Judaico-Cristã no processo educacional ocidental
    v. 3 n. 1 (2022)

    Dossiê: Este volume contempla artigos sobre os diversos aspectos vinculados à cultura judaico-cristã externados nos ritos, símbolos, narrativas e costumes no processo educativo do ocidente.

     

  • Revista Cadernos de Sion A herança da Torá e a da Tradição judaica no cristianismo dos dois primeiros séculos
    v. 2 n. 1 (2021)

    Para esse segundo volume, primeiro de 2021, a Revista Cadernos de Sion traz artigos inéditos sobre Teologia, História e Cultura judaica em consonância com os textos bíblicos e o Cristianismo. Além disso, destaca uma resenha de duas obras de Pierre Lenhardt, Religioso da Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion e de uma entrevista com um sacerdote engajado no carisma de Sion.