A HERMENÊUTICA E SUA APLICABILIDADE EM TEXTOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS

  • Rogério Cristiano Franzini
Palavras-chave: História, Hermenêutica, Literatura, Sagradas Escrituras

Resumo

Este artigo discorre e reflete, na ótica da complementaridade, sobre a importância dos estudos histórico-críticos aplicados em escrituras antigas, salientando sua importância e limitações pois, por vezes, imperam as especulações e fazem-se ausentes tanto a facticidade quanto a concretude do contexto específico tratado. A Hermenêutica, neste sentido, além de buscar uma interpretação adequada, visa a elucidar o verdadeiro significado e sentido de determinados símbolos e códigos contidos nas mais variadas culturas de outrora e hodiernas, o que pode favorecer a pesquisa de maneira a complementar e evidenciar particularidades étnicas, culturais, teológicas e afins. Todo o exposto versará sobre os estudos chamados diacrônicos, que mesmo limitados em certos momentos, oferecem uma gama de informações não só interessantes como importantes e imprescindíveis em determinados casos. Expor-se-á, também, a perspectiva dos estudos sincrônicos, para clarificar a proposta de uma leitura de complementaridade das metodologias e, neste último caso, sobre as questões literárias simultâneas em tais estudos.

Biografia do Autor

Rogério Cristiano Franzini

Mestrando em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Espanha), Especialista em Problemas Fenomenológicos e Hermenêutica, Sagrada Escritura e Ensino Religioso.

Publicado
2022-08-26
Como Citar
Franzini, R. C. (2022). A HERMENÊUTICA E SUA APLICABILIDADE EM TEXTOS DAS SAGRADAS ESCRITURAS. CADERNOS DE SION, 3(1), 11. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/46