EM NOME DE DEUS, EU POLÍTICO

O DISCURSO BÍBLICO-POLÍTICO NA SOCIEDADE ATUAL

  • Suellen Moutinho da Silva de Oliveira
Palavras-chave: Discurso, Político, Bíblico, Político-bíblico

Resumo

Neste artigo, cuja temática é o atravessamento do discurso bíblico no discurso político no gênero discursivo tweet, temos como principal objetivo verificar as consequências discursivas desse atravessamento e suas implicações interdiscursivas. A partir da verificação de que a bíblia é o livro mais lido no Brasil, logo compreendemos sua influência e pertinência nos discursos dos sujeitos políticos. Nosso basilar teórico está aportado nos postulados de Patrick Charaudeau sobre o discurso político e a análise semiolinguística do discurso. Para a análise do corpus, selecionamos postagens (tweets) de dois sujeitos políticos: o presidente da República Federativa do Brasil (de 2018 a 2021), Jair Messias Bolsonaro, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro (de 2017 a 2021), Marcelo Bezerra Crivella. Apresentamos os sujeitos políticos a partir de sua trajetória de vida, uma vez que ela também interfere nos discursos políticos, além de aclarar o lugar de fala de cada um no momento das postagens (referente as datas de análises – 2019/2020). Após a seleção dos tweets no Twitter, analisamos o atravessamento do discurso bíblico no discurso político dos tweets subdivididos em quatro categorias temáticas particitativas: palavras e expressões, campo semântico, pedidos e agradecimentos, elementos físicos e manifestação religiosa. Organizamos a exposição dos discursos por elementos reguladores temáticos, particitativos, ou seja, que se repetem ou delimitam o atravessamento do discurso bíblico no político, a fim de constatar, a começar pelos resultados da análise, que há a formação de uma nova variante discursiva do domínio político: o discurso político-bíblico. Além disso, também constatamos que o discurso político-bíblico é uma estratégia eficaz na disputa eleitoral.

Biografia do Autor

Suellen Moutinho da Silva de Oliveira

Suellen Moutinho da Silva de Oliveira   Mestre em Língua Portuguesa, especialista em Língua Portuguesa e especialista em Neurociências aplicadas à aprendizagem pela UERJ; graduada em Letras/Literatura e especialista em Produção Textual, pela Universidade Estácio de Sá; especialista em Educação Cristã pela Faculdade Batista do RJ; graduanda em Teologia na Estácio de Sá; Curso (extensão)de História e Fé nas Terras da Bíblia em Istambul e Israel (Israel Ministry of Tourism).

Referências

AKIL, Teresa. O que é bíblia? Rio de Janeiro: MK Publicita, 2005.
BARROS, Alana Kercia; COSTA, Maria Helenice. Oralidade e escrita: o hibridismo no Twitter. Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v.3, n.1, p. 98-108, jan./jul. 2013.
BÍBLIA. A bíblia da mulher: leitura, devocional, estudo. 2. ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução Angela M. S. Corrêa. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018a.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. Tradução Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018b.
CHARAUDEAU, Patrick. Dize-me qual é teu corpus, eu te direi qual é a tua problemática. Revista Diadorim - Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 10, dez. 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. Coordenação da equipe de tradução Angela M. S. Corrêa e Ida Lúcia Machado. 2. ed.. São Paulo: Contexto, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L; GAVAZZI, S. (org.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27., 2005. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Uma-analise-semiolinguistica-do.html . Acesso em: 23 set. 2020.
CHARAUDEAU, Patrick. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MELLO, Ida Lucia Machado e Renato de. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Nad/Fale, UFMG, 2004. Disponível em: http://www.patrick-charaudeau.com/Visadas-discursivas-generos.html . Acesso em: 23 set. 2020.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015 [2014]..
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. Trad. Sírio Possenti. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. Tradução Adail Sobral. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018c.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Oliveira, S. M. da S. de. (2022). EM NOME DE DEUS, EU POLÍTICO. CADERNOS DE SION, 3(2), 176-199. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/66