NENHUMA RELIGIÃO É UMA ILHA

DIALOGO RELIGIOSO NA PERSPECTIVA DE ABRAHAM JOSHUA HESCHEL

  • Maria Cristina Mariante Guarnieri
Palavras-chave: Fé, Ecumenismo, Heschel, Judaísmo, Cristianismo

Resumo

Esse artigo apresenta uma reflexão a partir de um ensaio de Abraham Joshua Heschel, intitulado Nenhuma religião é uma ilha, que foi originalmente elaborado como discurso inaugural no Union Theological Seminary. Nesse texto, Heschel desenvolve a ideia de que a interação entre judeus e cristãos é urgente e necessária para desenvolver uma espiritualidade capaz de remover traços que idolatram e idealizam conceitos que resultam em regimes despóticos como o nazismo. Para ele nenhuma religião é uma ilha, pois estamos todos comprometidos um com o outro, a traição espiritual de um afeta a fé de todos. Nosso intuito nesse ensaio é trabalhar com a ideia da fé como base de um ecumenismo que, para o autor, torna-se urgente contra o niilismo que cresce em extensão e está influenciando o mundo todo.

Biografia do Autor

Maria Cristina Mariante Guarnieri

Maria Cristina Mariante Guarnieri é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP, mestrado e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC-SP. Psicóloga clínica, atuando principalmente em Consultório Particular; docente do IJEP- Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, nos cursos de especialização em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Arteterapia; Pesquisadora do Grupo do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, LABÔ- PUC/SP, coordenando os grupos de "Jung e a filosofia da Religião" e o grupo de "Morte e Pós-Morte".  Autora dos livros: Do fim ao começo, falando de morte e luto para adolescente, pela Editora Paulinas e Angústia e Conhecimento: uma reflexão a partir do pensador religiosos, pela Editora Reflexão, além de diversos artigos e capítulos de livros.

Referências

BATNITZKY, Leora. How judaism became a religion: an introduction to Modern Jewish Thought. USA: Princeton University Press, 2011.
GLATZER, Nahum N. The Judaic Tradition. USA: Behrman House, 1969.
GUARNIERI, Maria Cristina Mariante. Angústia e Conhecimento: uma reflexão a partir dos pensadores religiosos Franz Rosenzweig, Sören Kierkegaard e Qohelet. São Paulo: Reflexão, 2011.
HESCHEL. Abraham Joshua. Moral Grandeur and Spiritual Audacity: essays edited by Susannah Heschel. New York: Farrar, Straus e Giroux, 1996.
HESCHEL. Abraham Joshua. God in search of man. São Paulo: Arx, 1976.
HESCHEL. Abraham Joshua. O último dos profetas. São Paulo: Manole, 2002.
HESCHEL. Abraham Joshua. The prophets. New York: Harp and Row Publishers, 1998, v.1 e 2.
HESCHEL. Abraham Joshua. The Insecurity of freedom: essays on human existence. Farrar, Straus e Giroux. Kindle, 2011.
HESCHEL. Abraham Joshua. Passion for Truth . New York: Jewish Lights Publishing, 1973.
HESCHEL. Abraham Joshua. In this hour: Heschel’s Writings in Nazi Germany and London Exile. The Jewish Publication Society. Edição do Kindle, 2019.
KAPLAN, T. Merton and Judaism: Recognition, Repentance and Renewal; Holiness in Words. Lousville: Fons Vitae, 2003.
PUTNAM in SCHEWEIKER, W. (org). The Blackwell Companion to Religious Ethics, 2005.
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Guarnieri, M. C. M. (2022). NENHUMA RELIGIÃO É UMA ILHA. CADERNOS DE SION, 3(2), 92-103. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/61