DEUS NOS SEGUE, NOS SONDA

DIÁLOGO DE SABERES

  • Elca Rubinstein
  • Francisca Cirlena Cunha Oliveira Suzuki
Palavras-chave: Deus, Ser humano, Prece, Ação, Profecia

Resumo

O olhar do Rabino Abraham Joshua Heschel para o mundo será lembrado neste artigo como forma de fazer-lhe uma homenagem no 50º. ano de sua morte. Literariamente, se fará uma análise de dois poemas, ou seja, o encontro entre o Salmo 139 e um poema de Heschel, a revelar o olhar Divino sobre a vida cotidiana da criatura. Este ser humano é capaz de construir pontes para dialogar com o diferente a partir dos ensinamentos bíblicos, os quais ensinam a caminhar e, com isso, eleva o pensamento humano. Em um olhar pragmático ver-se-á o encontro de Heschel com os cristãos e, por fim, um olhar para os profetas da atualidade que rezam e caminham ao lado dos que lutam pela libertação dos viventes em situações desumanas.   

Biografia do Autor

Elca Rubinstein

Elca Rubinstein é PhD em Economia pela Vanderbilt University, ex-professora dos Departamentos de Economia da Unb e da USP, e ex-funcionária do Banco Mundial em Washington, DC, Elca chega ao seu terceiro ato da vida com interesse e compromisso com uma nova carreira.  Fez a formação rabínica no Alliance for Jewish Renewal e foi ordenada rabina em 2020.    Chamam-na Rabina Rubi.  No momento está aprendendo Budismo e participando de diálogos inter-religiosos.  Aos 76 anos, ela olha para o futuro com prazer e antecipação pelos novos aprendizados.

Francisca Cirlena Cunha Oliveira Suzuki

Francisca Cirlena Cunha Oliveira Suzuki, mestra e doutoranda em Teologia pela a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Brasil; Bacharel em Teologia na área de Teologia Cristã, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Licenciatura em Letras – Português/Inglês, pelo Centro Universitário FIEO; Membra do Grupo de Pesquisa: Tradução e Interpretação do Antigo Testamento TIAT-PUC-SP, cadastrado no CNPq.

Referências

A Bíblia: Salmos. São Paulo: Paulinas, 2017.
GUERRA, Danilo Dourado; NOGUEIRA, Emivaldo Silva. A Filosofia da Religião em Abraham Joshua Heschel: a falta de autodiscernimento e o eclipse de Deus na Modernidade. Teoliterária, v. 11, n. 24, p. 325-358. 2021)
HAZAN, M; PONDÉ, L. A Presença de Deus no Ser Humano segundo Heschel. Veritas, Porto Alegre, v. 63, n. 1, jan-mar. 2018, p. 121-149.
HESCHEL, Susannah. Abraham Joshua Heschel: Essencial Writings. 7a. ed. New York: Orbis Books, 2011.
HESCHEL, Abraham Joshua. God in Search of Man: A Philosophy of Judaism. New York: Farrar, Straus, and Cudahy, 1955.
HESCHEL, A. Joshua. Deus em busca do homem. São Paulo: Paulinas, 1975.
Heschel, Abraham Joshua, 1907-1972. Moral Grandeur and Spiritual Audacity: collection of essays edited by HESCHEL, Susannah. Farrar, Straus and Giroux in Kindle Edition, 1996.
LEONE, Alexandre. A imagem divina e o pó da terra. São Paulo: Humanitas-FFLCH/USP-FAPESP, 2002.
PAPA FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii Gaudium: A Alegria do Evangelho – sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. 2ª. ed. São Paulo: Paulus; Loyola, 2014.
PAPA FRANCISCO. Carta encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus; Loyola, 2015.
PAPA FRANCISCO. Mensagem para o IV Dia Mundial dos Pobres. 2020. Disponível em https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/papa-francesco_20200613_messaggio-iv-giornatamondiale-poveri-2020.html. Acesso em 07/09/2022.
RICOEUR, P. A. Hermenêutica Bíblica. São Paulo: Loyola, 2006.
SUZUKI, F. C. Sinais dos Tempos, uma questão hermenêutica. Revista Pistis e Praxis. Curitiba, v. 11, n. 2, p. 483-507, maio/ago. 2019
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Rubinstein, E., & Suzuki, F. C. C. O. (2022). DEUS NOS SEGUE, NOS SONDA. CADERNOS DE SION, 3(2), 31-52. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/58