O HUMANISMO SAGRADO COMO CRÍTICA DA MODERNIDADE EM HESCHEL

  • Alexandre Leone
Palavras-chave: Heschel, Humanismo, Modernidade, Diálogo Interreligioso

Resumo

O presente artigo trata dos diversos aspectos do humanismo religioso elaborado pelo filósofo judeu Abraham Joshua Heschel (1907–1972), para quem a questão fundamental de nossa época é como pensar, sentir e viver de um modo que reflita o reconhecimento de que o ser humano é a imagem divina. Influenciado pela mensagem dos profetas bíblicos, Heschel deixou a reclusão da vida acadêmica, para se engajar nos movimentos sociais e nas questões políticas de seu tempo, tais como: os movimentos em prol dos direitos humanos, do diálogo inter-religioso, contra a miséria e o movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã. O principal legado de sua obra é um humanismo religioso e libertário, base de sua crítica à barbárie subjacente ao processo histórico de desumanização pelo qual passa a civilização contemporânea. A verdadeira fonte de valor é o ser humano, não os fetiches de consumo cultuados pela civilização tecnológica. Segundo Heschel o Homem é a única entidade na natureza a quem o sagrado pode ser associado.

Biografia do Autor

Alexandre Leone

Alexandre Leone é rabino, ordenado pelo The Jewish Theological Seminary of America (JTS), Nova Iorque, doutor em Filosofia pela FFLCH-USP, doutor em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH-USP, pós-doutorado em filosofia pela FFLCH-USP, Master of Arts (Jewish Philosophy) pelo JTS, mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela FFLCH-USP,  professor e coordenador do programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Estudos Judaicos na Teologia da UNISAL (Pio XI), professor do Seminário Rabínico Latino-Americano “Marshal Meyer”, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em  Estudos Judaicos e Árabes do DLO-FFLCH-USP, pesquisador associado do Centro de Estudos Judaicos da FFLCH-USP, rabino da Associação Beit Midrash Massoret, rabino emérito do Centro Social e Cultural Bnei Chalutzim. Pesquisador do pensamento judaico medieval e moderno, com especial interesse nas obras de Maimônides, Hasdai Crescas, Abraham Joshua Heschel e Emmanuel Lévinas. Autor de livros e artigos sobre filosofia e pensamento judaico.

Referências

HESCHEL, Abraham Joshua. Der Shem Hamefoiresh: Mensch. Warzawa (Varsóvia): Druk Grafica, 1933.
HESCHEL, Abraham Joshua. Deus em busca do homem. São Paulo: Paulinas, 1975.
HESCHEL, Abraham Joshua. Who is man? Stanford: Stanford University Press, 1995.
MAGID, Shaul. Abraham Joshua Heschel and Thomas Merton: heretics of modernity. Consevative Judaism, v. 50, n. 2-3, p. 114-5, winter/spring 1998.
BACCARINI, Emilio. O homem e o pathos de Deus. In: PENZO; GAMBELLINI (Org.). Deus na filosofia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.
KAPLAN, Edward K. Holiness in words: A. J. Heschel poetics of piety. Albany: State University of New York Press, 1996.
KASINOW, Harold. Divine–Human encounter: a study of A. J. Heschel. A dissertation submited to Temple University for the degree Doctor of Philosophy, 1975.
MERKLE, John C. The genesis of faith: the depth theology of A. J. Heschel. New York: Macmillan Publishing Company, 1985.
TANGORRA, Giovanni. Heschel, il teologo poeta. Septimana, n. 46, Roma, dezembro 1997
Publicado
2022-12-28
Como Citar
Leone, A. (2022). O HUMANISMO SAGRADO COMO CRÍTICA DA MODERNIDADE EM HESCHEL. CADERNOS DE SION, 3(2), 7-30. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/57