Apresentação

  • Donizete Luiz Ribeiro
  • Jarbas Vargas Nascimento
Palavras-chave: Teologia

Resumo

É com grande alegria que lançamos a público a quarta edição da Revista Cadernos de Sion, publicação semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos - CCDEJ, mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. É objetivo do CCDEJ desenvolver pesquisas no campo da Teologia e do diálogo cristão-judaico, valorizando o vínculo do cristianismo com a tradição judaica. Buscamos, também, compartilhar estudos e pesquisas, construindo redes de interlocução entre os autores e todos os que se interessem pela temática que abordamos aqui.

Queremos, particularmente, agradecer a todos os autores e autoras, que colaboraram para a concretização dessa edição. Este volume apresenta o dossiê temático A influência da tradição Judaico-Cristã no processo educacional ocidental. Segue uma apresentação de cada um dos artigos.

O primeiro artigo, Do conceito de Messias (o Cristo) à Cristologia, Elio Passeto discute o conceito de Messias, seus diferentes sentidos e as mudanças semânticas que ocorrem com esse termo ao longo do tempo. Segundo Passeto, Cristo é o ungido com óleo, cumpre uma função em nome de Deus e torna-se uma figura que representa a esperança religiosa da redenção. O anúncio dos discípulos, apresentando Jesus como o Messias, resulta da compreensão do Messias presente na tradição judaica e fundada nas Escrituras. As reflexões proposta no artigo são produtivas e levam-nos a compreender que, somente dentro dessa tradição de compreensão plural sobre o Messias, encontramos os meios para entender a proclamação de Jesus como o Messias da fé cristã

No segundo artigo, O sistema educacional e as camadas na educação hebraica, Leopoldino Vieira Neto examina a importância do ensino do hebraico bíblico e seu impacto na aprendizagem. Vieira Neto, ancorado em uma estrutura cultural e moral, assevera que a técnica da oralidade materializada nos textos do Tanaka é a mais rápida e eficaz para o ensino. Para confirmar esse posicionamento, analisa a evolução da educação hebraica e de seu sistema educacional com base nas camadas do Hebraico Bíblico.

Em O sistema educacional e as camadas na educação hebraica, terceiro artigo, Vlademir Lúcio Ramos analisa como a pedagogia de Paulo Freire abriga valores judaico-cristãos, quando aplicada nas reflexões afirmativas para o entendimento da pobreza e da desigualdade social. Nesse sentido, destaca a influência de Jacques Maritain e da ética judaico-cristã nos escritos freireanos, contribuem a favor dos pobres, inclusive, hoje. Para Ramos, a ética judaico-cristã, presente da pedagogia de Paulo Freire, é a base valorativa do Ocidente e das chamadas nações democráticas.

Emerson Cardoso Faustino Ribeiro, em As representações de Israel no currículo escolar brasileiro: panorama e desafios, busca identificar, no currículo escolar brasileiro, os momentos em que o Judaísmo é citado nas disciplinas de História e de Ensino Religioso. Para tratamento desse tema Ribeiro se fundamenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em especialistas dos campos da Teologia e da Educação, que tratam de Israel e do Judaísmo. O objeto de estudo, nesse artigo, é o currículo escolar e seu tratamento dos temas, e, a partir disso, como o docente pode preparar suas aulas e inovar trazendo novas dimensões ao discente, a fim de que ele conheça o judaísmo e abra-se ao diálogo com questões históricas e religiosas da cultura judaica

Rogério Cristiano Franziniem A hermenêutica e sua aplicabilidade em textos das Sagradas Escrituras, reflete, nesse artigo, sobre a importância dos estudos histórico-críticos aplicados às escrituras antigas, salientando sua importância e limitações. Segundo Franzini, a Hermenêutica, além de buscar uma interpretação adequada, visa a elucidar o verdadeiro sentido de textos teológicos e dos símbolos e códigos de culturas antigas e modernas. Os estudos diacrônicos oferecem informações que, associadas aos estudos sincrônicos, esclarecem e complementam uma leitura das metodologias aplicadas às produções literárias.

Vamberto Marinho de Arruda Junior, em A relação dos vulneráveis com o Deus de Israel: um paradigma de cuidado dos imigrantes/refugiados, analisa, por meio de alguns textos da Bíblia Hebraica, o modo como ela expõe as relações de poder em uma sociedade conduzida pelas leis da religião judaica primitiva. Verifica o procedimento esperado pelos fiéis para com os desfavorecidos e propõe uma correlação da situação dessas pessoas e os migrantes/refugiados de hoje. Arruda Júnior argumenta que algumas leis foram criadas para garantir o direito de assistência às pessoas mais necessitadas e elas reverberam o comportamento do Deus de Israel e indicam o caminho a seguir.

Por fim, Marco Antonio Palermo Moretto, em artigo atemático intitulado Narrativa do conto Entre Santos, de Machado de Assis, a presença dos pecados da luxúria e da avareza, analisa o Entre Santos, produzido por Machado de Assis, a fim de discutir, com base na interdisciplinaridade da Teologia com a Literatura, os pecados da luxúria e da avareza por meio de uma narrativa irônica e crítica. A trama se organiza, a partir dos conflitos internos de duas personagens, uma mulher adúltera sem nome e um senhor que tem o mesmo nome do santo, Sales. Os pecados são da luxúria e da avareza são narrados por dois santos do cenário católico: São José e São Francisco de Sales. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica nos campo da Teologia e da Literatura para a análise do texto literário de Machado de Assis, escritor brasileiro do século XIX.

Na seção Resenha, Paulo Bueno Alves, dedica-se a descrever o Capítulo II- Ensaio metodológico para o estudo da Literatura Rabínica do livro de Renée Bloch. Escritura e Tradição: Ensaios sobre o Midrash. A finalidade do capítulo é propor um método adequado para se trabalhar a Tradição Rabínica: o método comparativo. Para isso, Bloch ilustra tal propósito com um exemplo tirado da Literatura Rabínica palestinense entre as tradições que transmitem o nascimento de Moisés.

Ainda na seção Resenha, Maria Maristela da SILVA, dedica-se a resenhar o livro de Philippe Haddad. Fraternidade ou Revolução do Perdão: histórias de fraternidades do Gênesis ao ensinamento de Jesus, estudos precedidos de Princípios da escrita das Escrituras. Nesta obra, Haddad reflete sobre a Torá, sobre alguns ensinamentos de Jesus e reforça a trajetória bíblica, desde Caim e Abel até o chamamento de Jesus para a construção da fraternidade universal. Em toda a obra é possível ver a fraternidade e os conflitos existentes desse tema

Por fim, na seção Entrevista, Prof. Dr. Pe. Antonio Manzatto, responde algumas questões propostas pelo CCDEJ sobre a Teologia na contemporaneidade, narra alguns fatos e experiências de sua vida sacerdotal e docente e recomenda alguns textos, que enfocam os desafios atuais da Teologia

Desejamos a todos excelente leitura.

Prof. Dr. Pe. Donizete Luiz Ribeiro

Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento

Editores

Publicado
2022-08-26
Como Citar
Ribeiro, D. L., & Nascimento, J. V. (2022). Apresentação. CADERNOS DE SION, 3(1), 4. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/52