A INFLUÊNCIA DA ÉTICA JUDAICO-CRISTÃ NOS ESCRITOS DE PAULO FREIRE

PROLEGÔMENOS PARA UMA EDUCAÇÃO TEOLÓGICA CRÍTICA

  • Vlademir Lucio Ramos Vlademir Unipaulistana
Palavras-chave: Teologia, Justiça, Humanismo, Direito, Pedagogia

Resumo

Este artigo procura mostrar que a pedagogia freireana abriga valores judaico-crstãos quando os aplica nas reflexões afirmativas no sentido de entender a pobreza e a desigualdade social. Em sua pedagogia do diálogo e do oprimido, Paulo Freire recebeu forte influência dos valores cristãos mediados pelo humanismo de Jacques Maritain. A ética judaico-cristã permanece no núcleo dos escritos freireanos, dinamizada, atravessando sua pedagogia e contribuindo para a emancipação dos enfraquecidos na história tanto no momento mesmo em que aqueles escritos foram iniciados, quanto na atualidade. A hipótese aqui defendida é que a ética judaico-cristã continua sendo a base valorativa não somente do Ocidente e das chamadas nações democráticas, como também transparece seu marco na pedagogia de Paulo Freire.

Referências

FREIRE, Paulo. Carta a um jovem teólogo. In A Serviço da Palavra. Ano 1, V.1, 1976. Disponível em: https://territoriosinsurgentes.com/wp-content/uploads/2021/03/Paulo-Freire-Carta-a-um-jovem-teologo.pdf. Acesso em: 27/04/2022.
____________. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Base, 1978.
____________. Pedagogia do Oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
CELAM, (1968), Medellín, Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano. Medellín: CELAM
HEGEL, Georg. W. F. Princípios da Filosofia do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
LUCKMANN, Thomas. La religión invisible. Salamanca: Sígueme, 1973.
MARITAIN, Jacques. Tres Reformadores: Lutero – Descartes – Rousseau. Madri: Encuentro, 2006.
TORRES, Carlos Alberto. Educación, poder y biografia. Espanha: século XXI, 2004.
VATTIMO, Gianni. Credere di credere. Italia: Garzanti, 1998.
VAZ, Armindo dos Santos. O específico da justiça na Bíblia hebraica. In Cultura: revista de história e teoria das ideias. Vol. 30, 2012. Disponivel em: < https://journals.openedition.org/cultura/1563#tocto1n2>. Acesso em: 24/04/2022.
Publicado
2022-08-26
Como Citar
Vlademir, V. L. R. (2022). A INFLUÊNCIA DA ÉTICA JUDAICO-CRISTÃ NOS ESCRITOS DE PAULO FREIRE. CADERNOS DE SION, 3(1), 17. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/38