ALGUNS ASPECTOS DO SÉTIMO DIA OU SHABBAT NAS ESCRITURAS E NA TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ

  • Paulo Antônio Alves
  • Marivan Soares Ramos
Palavras-chave: Sábado, Domingo, Torá, Guardar, Lembrar

Resumo

O presente artigo tem como proposta apresentar o sétimo dia, shabbat, como fonte geradora de comunhão e vida. Foi por meio da ação libertadora de Deus, junto ao seu povo no Egito, que Ele concedeu sua aliança. Essa por sua vez, deve ser lembrada e guardada de geração em geração como sinal do amor perpétuo de Deus por seu povo. A teologia da shabbat vivenciada pela tradição de Israel apresentará ecos na teologia do domingo. Isto se deu graças à escuta de Israel na Igreja. Dessa forma, a comunidade cristã ao praticar os preceitos dominicais, manteve-se ligada a prática da shabbat. Isto se deve porque a ressurreição de Jesus sinaliza a vitória da vida sobre a morte e, assim, ela atualiza a libertação de Deus na história, que deve ser lembrada e guardada de geração em geração.

Biografia do Autor

Paulo Antônio Alves

Religioso da Congregação Nossa Senhora de Sion, Doutorando em Teologia pela PUC – SP, leciona Teologia no ITESP – SP e no CCDEJ – SP.

Marivan Soares Ramos

Leigo casado, Doutorando em Teologia pela PUC – SP, é Coordenador Acadêmico e professor do CCDEJ – SP, membro do Conselho Editorial e Consultivo da Coleção de livros Judaísmo e Cristianismo.

Referências

AVRIL, Anne-Catherine; DE LA MAISONNEUVE, Dominique. As festas judaicas. São Paulo: Paulus, 1997.
BÍBLIA HEBRAICA STUTTGARTENSIA. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1997.
BIANCHI, E.; DE BENEDETTI, P. Il sabato nella tradizione hebraica. Roma : San Paolo, 2009.
COMPAGNONI, P. Il paese dello splendore. Milano: Instituto Propaganda Libraria, 1987.
DI SANTE, Carmine. Liturgia judaica. Fontes, estrutura, orações e festas. São Paulo: Paulus, 2004.
EPHRAÏM. Jesus, judeu praticante. São Paulo: Paulinas, 1998.
HADDAD, Philippe. Jesus fala com Israel. Uma leitura judaica de parábolas de Jesus. São Paulo: CCDEJ; Fons Sapientiae, 2015.
HARRIS, R. L.; ARCHER, G. L.; WALTKE, B. K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Verbete tbv, p. 1521. São Paulo: Vida Nova, 1998.
HESCHEL, Abraham J. O schabat. Seu significado para o homem moderno. São Paulo: Perspectiva, 2014.
LENHARDT, Pierre. À escuta de Israel, na Igreja. Porque de Sion sai a Torá e de Jerusalém a Palavra do Senhor. Tomos I e II. São Paulo: CCDEJ; Fons Sapientiae, 2020.
MIRANDA, Manoel; RAMOS, Marivan. O ciclo das festas bíblicas na escritura e na tradição judaico-cristãs. São Paulo: CCDEJ; Fons Sapientiae, 2020.
MOLTMANN, J. Jésus: le messie de Dieu, Paris: Seuil, 1980.
MOMMÉJA, Edith. As festas cristãs. História, sentido e tradição. São Paulo: Paulus, 2014.
PAULO II, João. Dies Domini. Carta apostólica sobre a santificação do domingo. São Paulo: Paulus, 1998.
PELI, P. H. The Jewish Sabbath: a Renewed Enconter. New York: Schochen Books, 1991.
ROSENZWEIG, F. L’étoile de la Rédemption. Paris: Seuil, 1982.
WEIL, P. Le shabbat comme institution et experience. In: HAPÉRIN, J.; LEVITTE, G. (org.). Le Shabbat dans la conscience juive. Paris: Press Universitaires de France, 1975.
Publicado
2021-12-22
Como Citar
Alves, P. A., & Ramos, M. S. (2021). ALGUNS ASPECTOS DO SÉTIMO DIA OU SHABBAT NAS ESCRITURAS E NA TRADIÇÃO JUDAICO-CRISTÃ. CADERNOS DE SION, 2(2), 115-130. Recuperado de https://ccdej.org.br/cadernosdesion/index.php/CSION/article/view/32