Chamada de Artigos: primeiro semestre de 2023
Dossiê: Bíblia e Ecologia
Organização: Prof. Dr. Matthias GRENZER e Prof. Me. Marivan Soares RAMOS
Saiba mais sobre Chamada de Artigos: primeiro semestre de 2023Dossiê: Bíblia e Ecologia
Organização: Prof. Dr. Matthias GRENZER e Prof. Me. Marivan Soares RAMOS
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Artigos: primeiro semestre de 2023Organizadores: Prof. Dr. Rabino Alexandre Leone e Prof. Me. Pe. Fernando Gross
Dossiê: Neste dossiê, acolhemos artigos, resenhas, reflexões e análises em torno da produção e das contribuições intelectuais de Abraham Joshua Heschel (1907 -1972), um dos poucos filósofos do judaísmo que, na segunda metade do século XX, ganhou repercussão mundial, para além dos círculos judaicos. Heschel chama constantemente a atenção para o amesquinhamento da consciência do homem moderno, que está perdendo a capacidade de vivenciar e experimentar o admirável, o sublime e o maravilhoso, o inefável e o misterioso. O inefável, em Heschel, é a consciência do encontro com o mistério que permeia a existência. Deus está “dentro” e, estando dentro, ele também está além, pois o ser é o “transcendente disfarçado”. As análises poderão se fundamentar em aspectos biográficos de Heschel e nos inúmeros debates intelectuais, que apresentou em suas reflexões, entre elas, o “apelo profético bíblico” de reverência à sagrada dignidade da pessoa humana considerada como imagem divina, a valorização da Bíblia para judeus e cristãos, a mobilização de judeus e cristãos, para que juntos atuem em prol da reafirmação da dignidade humana, o movimento de diálogo inter-religioso, além de sua atuação como representante de organizações judaicas, no Concílio Vaticano II e sua influência no esboço da Declaração Nostra Aetate, momento em que a Igreja Católica iniciou oficialmente sua atual posição com relação ao diálogo especial com o povo judeu. Isso significa afirmar que judeus e cristãos têm muito a aprender com essas e outras contribuições de Heschel, que esperamos ver materializadas nesse Volume da Revista Cadernos de Sion.
CADERNOS DE SION é o periódico semestral do Centro Cristão de Estudos Judaicos (CCDEJ), mantido pelo Instituto Theodoro Ratisbonne. Recebe artigos inéditos, ensaios, resenhas em chamadas temática e/ou em fluxo contínuo, em Língua Portuguesa, Língua Francesa ou Língua Inglesa, tratando de temas ligados à Teologia, à História e à Cultura Judaico-cristãs em seu eixo fundamental e à Teologia e suas interfaces com outras áreas de conhecimento, tais como, Religião, Linguagens e Ensino.
A revista oferece acesso livre imediato a seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento possibilita maior democratização.
E conta com um Conselho Científico e com pareceristas ad hoc, especialistas em Teologia, Judaísmo, Religião e áreas afins. O Conselho científico participa do processo de avaliação e seleção de artigos, que envolve de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego. Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecerista, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de Convite do Editor ou do Organizador.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados em SUBMISSÕES. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.